A Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito (Seprovpat) de Paranavaí deu início nesta quinta-feira (18) às ações da Semana Nacional do Trânsito, que segue até o dia 25 de setembro. As atividades começaram com blitz educativa no centro da cidade.
Durante a semana também serão realizadas ações em frente às escolas e nos distritos: Graciosa e Sumaré.
Secretário da Seprovpat, Ademir Giandotti Junior explicou que o foco das abordagens é a conscientização dos motoristas sobre irregularidades no trânsito, como: o uso do celular ao volante, excesso de velocidade, parada em fila dupla e a falta do cinto de segurança.
“Nosso objetivo é orientar, plantar a sementinha da conscientização. Acreditamos que só assim o trânsito pode melhorar”, disse o secretário, destacando que dessa forma é possível mudar hábitos.

De acordo com ele, os motoristas têm reagido positivamente às orientações, além de muitos agradecerem, reconhecerem o erro e prometerem não repetir.
A blitz não tem caráter punitivo. “Não vamos aplicar multas. O trabalho é educativo. Acabamos de flagrar duas pessoas sem cinto de segurança, mas em vez da penalidade, preferimos orientar”, explicou.
As ações contam com a participação do Departamento de Trânsito (Ditran), da Guarda Municipal e de servidores da Secretaria de Trânsito, em um esforço conjunto para reforçar a importância da segurança viária.
