A Guarda Civil Municipal de Paranavaí prendeu, no final da tarde de quarta-feira (17), um homem de 42 anos. Ele foi flagrado ateando fogo em fios no conhecido “Buracão da Vila Operária”.
A ação foi possível graças a uma denúncia recebida pela corporação, feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Uma equipe foi enviada até o endereço e constatou a prática criminosa. Os guardas registraram em vídeo o momento em que o homem confessou ter ateado fogo.
O homem foi preso e encaminhado à Delegacia. Vale lembrar que provocar incêndios em áreas urbanas, como lixões e terrenos baldios, é crime ambiental, previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), com pena de até quatro anos de reclusão e multa.
A Defesa Civil de Paranavaí tem registrado diversas ocorrências de queimadas em outros pontos da cidade, como no “Buracão do Jardim São Jorge”. Segundo a Guarda, muitos desses incêndios são provocados por pessoas que queimam fios ou utilizam entorpecentes nos locais.
No mesmo dia da prisão, a Defesa Civil do Paraná divulgou um informativo alertando sobre o risco de incêndios devido ao período de estiagem prolongada no estado. A Região Noroeste, onde está localizado o município de Paranavaí, foi classificada com risco “Muito Alto”, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 0800-091-0105, 153 (Guarda Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranavaí