Iniciativa do Governo do Estado garante atendimento oftalmológico e óculos gratuitos a crianças e adolescentes da rede pública
Cibele Chacon
Da Redação
O Programa Bons Olhos Paraná, uma das principais iniciativas de saúde preventiva do Governo do Estado, realiza nesta semana uma maratona de atendimentos e entregas de óculos em sete municípios da região Noroeste. Ao todo foram entregues 596 óculos de grau a estudantes em situação de vulnerabilidade social, com mais de 2.891 atendimentos realizados em apenas um dia.

A ação é coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e acompanhada pelo secretário estadual Rogério Carboni, que esteve presente em todas as entregas. O objetivo é oferecer melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida a alunos do ensino fundamental. Antes da entrega, as crianças passam por triagens oftalmológicas realizadas nas próprias escolas, seguidas de consultas médicas especializadas. Os óculos, produzidos com lentes antirreflexo e armações de acetato, são distribuídos de forma gratuita.
Cidades – Em São João do Caiuá, foram entregues 85 óculos e realizados 484 atendimentos, com 106 consultas médicas e nove encaminhamentos para tratamentos especializados. Em Santo Antônio do Caiuá, a equipe atendeu 200 estudantes, dos quais 35 passaram por consulta e três receberam encaminhamento. Já em Diamante do Norte, também foram 85 óculos entregues, além de 355 atendimentos, 97 consultas e oito encaminhamentos.

Marilena foi o município com o maior número de beneficiados: 109 óculos entregues, 601 atendimentos, 155 consultas e 20 encaminhamentos. Em Santa Cruz de Monte Castelo, a ação resultou em 67 óculos, 361 atendimentos, 110 consultas e oito encaminhamentos. Santa Isabel do Ivaí registrou a entrega de 91 óculos, 393 atendimentos, 141 consultas e 16 encaminhamentos. Já em Santa Mônica, 54 estudantes receberam óculos, dentro de um total de 297 atendimentos, 91 consultas e seis encaminhamentos.
Iniciativa – Financiado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR), o programa tem como meta atender 67 mil estudantes de 93 municípios, com investimento de R$ 5,5 milhões e a entrega de 10,9 mil óculos.
Além de corrigir problemas de visão, o Bons Olhos Paraná atua de forma preventiva na detecção de doenças oculares, fortalecendo o desempenho escolar e promovendo inclusão social e equidade no acesso à saúde para milhares de crianças e adolescentes paranaenses.