REINALDO SILVA
Da Redação
Atemporal é tudo aquilo que transcende, que extrapola os limites do tempo; o que era, o que é e o que ainda será. Esse também é o nome do espetáculo da Varanda Cia de Dança, de Paranavaí, que terá três apresentações gratuitas no Teatro Reviver Magó, em Maringá, nos dias 1º, 8 e 15 de outubro, sempre às 20h.
O grupo é composto por cinco bailarinos – quatro mulheres e um homem – e soma 12 anos de trajetória. Ao longo desse período, lançou vários projetos, tendo como foco a dança contemporânea e tratando de temas atuais, por exemplo, a diversidade.

Foto: Varanda Cia de Dança
Para “Atemporal”, a Varanda Cia de Dança fez uma coletânea dos espetáculos mais marcantes e os transformou em atos, quatro no total. Com 56 minutos de duração, a apresentação reúne “Diversidade”, “Simplesmente”, “Existência” e “Cores”.
Uma das fundadoras da companhia de dança e bailarina, Talise Schneider conta que a Varanda nasceu de um grupo de trabalho organizado pela Fundação Cultural de Paranavaí, que promoveu o primeiro festival de dança da cidade. Diferentes estilos se misturavam, por exemplo, hip hop, jazz, balé e dança de salão.
O movimento artístico serviu de inspiração para Talise e Patrícia Romera. As duas se sentiram motivadas a dançar profissionalmente. Moravam juntas à época. Uma taça de vinho na mão, absortas em conversas sobre a vida, decidiram fazer do sonho realidade. O nome da companhia é o mesmo do ambiente em que se encontravam naquela ocasião, a varanda de casa.
Conforme conta Talise, a proposta da dança contemporânea chamou a atenção de outros dançarinos. Criaram espetáculos e se inscreveram em editais de cultura de Paranavaí e Maringá. “A gente ensaiava até meia-noite, à base de pizza e água. Era uma loucura, mas muito divertido.”

Foto: Ivan Fuquini
Ao longo dos 12 anos, integrantes da formação inicial deram lugar a outros dançarinos, alguns seguiram por outros caminhos, outros retornaram. Enquanto isso, Talise e Patrícia se mantêm firmes no propósito de viver da dança e fazer da arte espelho para a vida.
As apresentações da Varanda Cia de Dança em Maringá estão inseridas no projeto Convite à Dança, da Prefeitura de Maringá, que tem como objetivo oferecer espetáculos gratuitos para a população.
Serviço
O Teatro Reviver Magó, em Maringá, fica na Praça Todos os Santos, na Zona 2.