Neste domingo (21), data que marcou o Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranavaí apresentou resultados importantes na arborização do município. Somente em 2025 já foram plantadas mais de cinco mil mudas em diferentes regiões da cidade.
Entre as espécies que passaram a compor a paisagem urbana estão sibipiruna, pau-ferro, pau-brasil, ipê-branco, ipê-rosa, ipê-roxo, saboneteira, copa-africana e pau-mulato. “Queremos ampliar a cobertura vegetal, oferecer mais sombra, melhorar a qualidade do ar e tornar os espaços públicos mais agradáveis para a população”, disse Andressa Romagna, diretora especial de gestão ambiental e saneamento.
Em abril, como forma de marcar os 100 dias da atual gestão, foi realizado o plantio de 210 mudas. Desse total, 130 eram de espécies nativas e foram destinadas à Estrada Surucuá, também conhecida como Estrada Divisora, nos fundos da Vila Operária. Entre elas estavam canafístulas, angicos-brancos, aroeiras-pimenteiras, jequitibás, perobas, farinhas-secas, guarucaías e amendoins-bravos.
O Parque Ouro Branco também recebeu a ação. Ali foram colocadas 80 mudas de árvores frutíferas, como jabuticabeira, goiabeira, pitangueira e ingazeira, que em poucos anos deverão oferecer sombra, alimento e convivência comunitária em um dos principais pontos de lazer da cidade.
“O Dia da Árvore é mais do que uma data comemorativa. É um chamado para que cada pessoa faça a sua parte. Ao cuidar de uma árvore, estamos cuidando de nós mesmos e das futuras gerações”, lembrou o secretário de Meio Ambiente, Alessandro Cordeiro.