Urologista Cleyton Tokarski alerta para a necessidade do acompanhamento médico e destaca novas técnicas cirúrgicas que trazem mais qualidade de vida aos pacientes
A saúde íntima masculina ainda é um tema cercado de tabus. Muitos homens evitam consultas ou exames preventivos, mas segundo o médico urologista Cleyton Tokarski, de Paranavaí, esse silêncio pode custar caro. “A necessidade de um acompanhamento urológico após os 40 anos é devido ao fato de que 43% de todos os cânceres do sexo masculino são no aparelho urinário, havendo uma predominância de 33% desses cânceres na próstata. E, normalmente, com um diagnóstico rápido, quase todos são passíveis de cura total”, explicou o especialista.
Além do risco oncológico, os homens também precisam ficar atentos a problemas comuns que chegam com a idade, como a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), conhecida como o aumento da próstata. Essa condição, segundo o médico, se desenvolve de forma lenta e progressiva. “Quando somos jovens, temos um alto fluxo urinário. Com o passar das décadas, esse fluxo vai diminuindo e o homem não percebe. A hiperplasia se instala aos poucos e muitos só procuram ajuda quando já existe obstrução urinária e dor intensa”, destacou Tokarski.
Sintomas que merecem atenção
Entre os sinais de alerta da HPB estão: diminuição da força e do calibre do jato urinário, gotejamento após urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência para urinar e a necessidade de levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.
“É muito comum o paciente achar que está urinando bem, até que faz um exame e descobre que o fluxo está muito fraco”, disse o urologista.
Nos últimos anos, a medicina tem avançado em técnicas menos invasivas para o tratamento da HPB. O médico explicou que, durante muito tempo, a cirurgia mais comum foi a raspagem da próstata, conhecida como ressecção transuretral. Hoje, porém, os lasers revolucionaram o tratamento, permitindo recuperação mais rápida e menos complicações.
Tokarski destacou a HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate) como uma das técnicas mais modernas. “A HoLEP é como se a gente esculpisse a próstata por dentro. O laser de hólmio retira apenas o excesso de tecido que está comprimindo o canal da urina, sem necessidade de cortes externos. É um procedimento minimamente invasivo, com menor risco de sangramento, tempo reduzido de internação e recuperação muito mais rápida. Outra vantagem é que pode ser realizado até em próstatas muito grandes, com resultados excelentes”, explicou.
Em Paranavaí, segundo ele, a variação mais utilizada é o ThuLEP, que usa o laser de thulium, mas segue a mesma lógica da HoLEP.
As cirurgias a laser possibilitam que, em muitos casos, o paciente receba alta no mesmo dia ou após apenas uma noite de internação. A retirada da sonda pode ocorrer em até 24 horas e o retorno às atividades diárias é muito mais rápido do que nas técnicas tradicionais. “Na raspagem convencional, a recuperação completa podia levar até 90 dias. Com os lasers, em cinco dias já liberamos o paciente para dirigir e em cerca de 10 dias ele pode retomar tarefas simples, como ir ao mercado. É um salto enorme em qualidade de vida”, disse o médico.
Outra vantagem é a preservação da função sexual. “Com a cirurgia a laser, em vários casos conseguimos manter a ejaculação normal, algo que não ocorria na raspagem tradicional”, acrescentou.
E os medicamentos?
O especialista alertou que o uso prolongado de medicamentos para a próstata tem sido associado a efeitos colaterais importantes. “Em grandes estudos, pacientes que usaram remédios por muito tempo apresentaram maior risco de desenvolver demência, depressão, AVC e até diabetes. Por isso, quando temos métodos cirúrgicos seguros e de recuperação rápida, eles se tornam uma opção interessante”, explicou Tokarski.
O médico reforçou a importância de que os homens quebrem o preconceito em relação ao acompanhamento urológico. “Muitos problemas podem ser prevenidos ou tratados logo no início. O silêncio e o tabu ainda são os maiores inimigos da saúde masculina”, concluiu.
SERVIÇO
Endereço: Rua Marechal Cândido Rondon, 1345, próximo à Praça da Xícara, no Centro de Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (44) 9 9956-2281
Instagram: @drcleytontokarski