REINALDO SILVA
Da Redação
As atividades agropecuárias são a base da economia da Região Noroeste e consolidam a vocação produtiva do Paraná. A eficiência no campo está diretamente ligada à capacidade de absorver novas tecnologias, aprimorar técnicas e encontrar soluções para as adversidades.
Hoje (25) e amanhã (26), diferentes eventos regionais reafirmam a necessidade de investir na agricultura e na pecuária e oferecer ferramentas que permitam a construção do desenvolvimento sustentável: 3º Encontro de Pecuária de Corte de Loanda; 4º Encontro Regional do Urucum em Paranacity; e 2º Encontro dos Produtores Rurais e 1ª Feira do Agro de Santa Cruz de Monte Castelo.
O Encontro de Pecuária de Corte de Loanda será nesta quinta-feira na Fazenda Nova Esperança, a partir das 9h. A programação inclui palestras sobre adubação e pastagem, alternativas para recria, terminação com nutrição de precisão e soluções financeiras para o campo.
Também nesta quinta-feira, a partir das 13h30, o Encontro de Urucum de Paranacity terá atividades para tratar sobre cooperativismo e mercado regional. Em maio deste ano, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) oficializou o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na espécie de Indicação de Procedência (IP), do município de Paranacity como produtor de urucum, tema que também estará em pauta. O evento terminará com palestra motivacional conduzida pelo humorista e apresentador Juca Bala.
Na sexta-feira, o Encontro dos Produtores Rurais e a Feira do Agro de Santa Cruz de Monte Castelo começarão às 9h, na sede da Sociedade Rural. O dia de inovações no campo reunirá estandes com novidades do mercado, demonstrações de produtos e serviços e palestras.