Na edição deste ano, o desafio dos alunos da rede municipal de ensino de Paranavaí é produzir uma notícia. Os jornalistas mirins terão apoio dos professores de língua portuguesa
REINALDO SILVA
Da Redação
“A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.” A frase foi dita pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela (1918-2013), vencedor do prêmio Nobel da Paz em 1993, e abraça carinhosamente o projeto Semeando Leitores, desenvolvido pelo Diário do Noroeste em parceria com a Secretaria de Educação de Paranavaí.
A educação é transformadora. E entre tantos saberes, ler e escrever são práticas essenciais no processo de aprendizagem. A leitura traz conhecimento. A escrita, reconhecimento. Juntas, são ferramentas poderosas para a formação cidadã e a construção da justiça social.
Ah, as palavras! Fontes inesgotáveis de vivacidade. Criam, constroem, refazem, ressignificam. Andam de mãos dadas com a imaginação e a criatividade. Seguem por caminhos infinitos que podem transpor qualquer limite definido pela física; na ficção e na realidade, na literatura e no jornalismo.

Foto: Ivan Fuquini
Essas são verdades absolutas e incontestáveis para o Diário do Noroeste, motivo pelo qual idealizou, há três anos, o projeto Semeando Leitores. O objetivo é estimular entre crianças e adolescentes os hábitos da leitura e da escrita e, por consequência, incentivar a criticidade que leva aos questionamentos e ao desejo de fazer diferente e ser a diferença.
Na edição de 2025, o concurso de redação é baseado no principal produto do Diário do Noroeste: a informação transformada em notícia. Desta vez, alunos das escolas municipais de Paranavaí deverão produzir matérias que contem fatos do dia a dia – em casa, na escola, na igreja, no bairro, na cidade…
Os jornalistas mirins serão orientados por professores de língua portuguesa e terão como suporte um vídeo explicativo produzido pela equipe do DN. Estudantes de todos os quintos anos participarão do projeto, e cada instituição de ensino indicará uma redação para a grande final. A premiação será no dia 4 de dezembro.
Os 19 autores dos trabalhos classificados receberão troféus e um presente surpresa. O jornalista mirim vencedor será premiado com um notebook, e o professor orientador ganhará uma poupança bancária com R$ 1.000. Os participantes também concorrerão a um vale-compras de R$ 1.000, com escolha por sorteio.
O texto vencedor será publicado em uma edição especial do jornal impresso e terá espaço nas plataformas digitais do Diário do Noroeste.
Lançamento do projeto – A cerimônia de lançamento oficial do projeto Semeando Leitores foi realizada na última quinta-feira (25) na sede da Secretaria de Educação de Paranavaí. Estiveram presentes representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais e do Núcleo Regional de Educação (NRE), além de diretores, professores, alunos e parceiros.
O prefeito Mauricio Gehlen afirmou: “Sem dúvida, o projeto é muito importante, porque desperta nos alunos o desejo de olhar para o futuro de uma forma diferente. Isso é cidadania, e nos enche de orgulho, e nos dá a certeza de que Paranavaí, com essas grandes parcerias, está no caminho certo”.

Foto: Ivan Fuquini
A secretária municipal de Educação, Wanessa Durante, lembrou que a notícia é um gênero textual incluído no conteúdo letivo. O Semeando Leitores, disse, reforça a necessidade de ler e escrever. “Se a criança sabe ler, ela consegue fazer tudo que é necessário para o desenvolvimento dela na escola.”

Foto: Ivan Fuquini
A vereadora Aparecida Gonçalves, integrante da Comissão de Educação do Legislativo, parabenizou o Diário do Noroeste pela iniciativa e pelos 70 anos de fundação, a serem completados em outubro. “Todo meu respeito a esse patrimônio nosso, que é o Diário do Noroeste.”

Foto: Ivan Fuquini
Sobre o Semeando Leitores, Professora Cida, como é conhecida, avaliou: “É um projeto que vem contribuir com as escolas, com a educação, com a emancipação política dessas crianças. Com certeza sairão textos muito bons. As crianças têm essa potencialidade, mas é preciso [ter] iniciativas como essa para despertá-las”.
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, era secretária municipal de Educação quando a parceria com o Diário do Noroeste começou, em 2023. Durante o pronunciamento na cerimônia de lançamento, disse: “Quando a gente fala sobre esse projeto, chega a alma arrepia. Através da leitura e da escrita, temos o poder de transformar a vida dessas crianças. O Semeando Leitores faz a diferença”.

Foto: Ivan Fuquini
Ética e responsabilidade – A diretora administrativa do Diário do Noroeste, Bruna Carvalho, reforçou o papel do jornalismo atividade essencial para a democracia. “Quando me encontrei dentro dessa realidade do jornalismo, em um veículo de comunicação de tamanha força e alcance, comecei a entender nossa responsabilidade enquanto imprensa.” Os veículos de comunicação devem promover a transparência, argumentou. “Somos vigilantes da sociedade. Somos fundamentais para a democracia e a boa governança.”

Foto: Ivan Fuquini
Bruna Carvalho também ressaltou a pluralidade do jornalismo ético: “Diversificamos as vozes”. E apontou a necessidade de buscar, cada vez mais, novos caminhos para levar os fatos aos leitores e seguidores de forma clara e independente. “Com a ascensão das redes sociais, veículos de comunicação tradicionais como o nosso enfrentam vários desafios. Precisamos nos adaptar e encontrar maneiras de manter a credibilidade e a confiança.”
Nesse sentido, a diretora administrativa do DN chamou a atenção para o jornalismo sério que a empresa oferece aos leitores não somente do Noroeste do Paraná, mas de todo o Brasil e do mundo. “Entendemos que a tecnologia e a informação são fundamentais para os veículos de comunicação, porém precisamos também nos educar sobre como consumir essas informações de forma crítica e consciente, para distinguirmos entre notícias confiáveis e desinformação.”