O ex-prefeito de Paranavaí Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) foi absolvido pela Justiça no processo movido contra ele por ter chamado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “ladrão” em 2022. A ação de difamação eleitoral foi movida pelo Ministério Público Eleitoral de Paranavaí.
A notícia da absolvição foi compartilhada nas redes sociais de KIQ no início da tarde desta segunda-feira (29) por meio de um vídeo. “Recentemente eu fui absolvido desse processo porque o juízo entendeu que não houve nenhum tipo de difamação e agora eu posso dizer que está tudo muito bem às claras e a justiça foi feita”, afirmou.
Ao lado do ex-prefeito no vídeo, o senador Sergio Moro, que já havia saído em defesa de KIQ, voltou a dizer que o processo atacava a liberdade de expressão. “Lula foi condenado em três instâncias por corrupção, todo mundo sabe essa história. Houve depois anulação do processo por questões formais, mas veja, nenhum tribunal disse que o Lula era inocente. Então, poder discutir esse fato faz parte da liberdade de expressão de todos os brasileiros. Mais do que a absolvição do Delegado KIQ, foi uma vitória da liberdade de expressão”, pontuou.
O fato que deu origem ao processo contra o ex-prefeito KIQ aconteceu em 2022, durante um evento de apoio à candidatura de Jair Bolsonaro, antes do segundo turno das eleições para a Presidência da República.
A decisão cabe recurso, mas o Ministério Público Eleitoral de Paranavaí ainda está analisando o caso para decidir se vai recorrer.