O guarda civil municipal Ricardo de Oliveira dos Santos concluiu o Curso de Capacitação de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Polícia Militar do Paraná. A formação foi realizada em Curitiba e concluída na quarta-feira, 24 de setembro, assinada pelo comandante Dalton Gean Perovano, diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR.
Santos foi o único participante não militar autorizado a ingressar na capacitação. Durante as aulas práticas, ele utilizou um drone doado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí (Conseg).
Com carga horária total de 83 horas, sendo 35h a distância e 48h presenciais, o guarda civil obteve nota final de 92,48 após cumprir uma programação abrangente.
O conteúdo do curso contou com a história da aviação e dos drones, meteorologia aeronáutica, segurança de voo, doutrina e operação de aeronaves remotamente pilotadas, cuidados técnicos e controle de manutenção, homologação de equipamentos, regulamentação aeronáutica de RPAs, execução operacional de voo e utilização do software DJI GO, além de noções de fotografia, cadastros junto ao BPMOA e habilitação de operadores de segurança pública no Sarpas. Também foram trabalhados conteúdos de teoria e prática de voo presencial.
“Parabenizamos o guarda civil municipal Ricardo de Oliveira dos Santos por sua dedicação e conquista. Essa capacitação é fundamental para o aprimoramento das atividades de segurança em Paranavaí, contribuindo para um trabalho mais eficiente e moderno em prol da proteção da nossa população”, disse o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito de Paranavaí, Dr. Ademir Giandotti Junior.