O desembargador Arion Mazurkevic foi eleito o novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), para o biênio 2025-2027. A escolha ocorreu nesta quarta-feira, 1º de outubro, em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, em Curitiba-PR. Na ocasião, os desembargadores Benedito Xavier da Silva e Archimedes Castro Campos Júnior foram eleitos para o cargo de vice-presidente e corregedor regional, respectivamente. Os novos integrantes serão empossados no dia 5 de dezembro.
O Tribunal Pleno também elegeu o novo ouvidor da instituição, desembargador Célio Horst Waldraff, atual presidente do Tribunal. O vice-ouvidor será o desembargador Arnor Lima Neto, que, na atual gestão, ocupa o cargo de titular. Já a Ouvidoria da Mulher será comandada pela desembargadora Ana Carolina Zaina.
Os novos componentes da Escola Judicial também foram definidos: a desembargadora Thereza Cristina Gosdal foi eleita a diretora e o desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, o vice-diretor.
Em seu discurso, o futuro presidente do Tribunal, desembargador Arion, afirmou: “Tenho consciência dos grandes desafios que me aguardam, pelas dificuldades que afetam o Poder Judiciário, a Justiça do Trabalho, a magistratura, o próprio serviço público. Mas, também, para mim, principalmente, esses desafios ocorrem porque sei que estarei permanentemente comparado à atual administração, bem como às administrações que a precederam. Assumo, contudo, o compromisso de dedicar-me ao máximo para dar continuidade ao que até aqui foi construído, visando à valorização de magistrados(as) e servidores(as), o aprimoramento da Administração deste Tribunal, sempre orientado pelo fortalecimento da atividade-fim da Justiça do Trabalho. Pretendo atuar com transparência, diálogo, gestão participativa e tratamento igualitário”.
O desembargador Benedito Xavier da Silva, vice-presidente eleito, agradeceu aos colegas pelos votos e declarou: “Dediquei toda a minha vida como servidor público e assim continuarei: servindo à sociedade, prestando o melhor de mim, como procurei fazer, como todos os colegas aqui fazem no seu dia a dia”.
A pedido do futuro presidente Arion Mazurkevic, o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, dispensou a contagem dos votos dos demais candidatos, uma vez que os candidatos foram eleitos por aclamação, o que “consagra todo esse processo sucessório marcado pela pacificação. Estamos em um estágio civilizatório bem avançado neste Tribunal, que é modelo para os outros tribunais do país.