O Paraná foi o destino escolhido por mais de 1,25 milhão de viagens nacionais em 2024, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua – Turismo, divulgada nesta quarta-feira (02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma alta de 9,1% em relação a 2023, quando o Estado recebeu 1,14 milhão de viagens, e consolida o Paraná como o destino mais visitado da Região Sul.
No cenário nacional, o Estado aparece entre os mais procurados do País, atrás apenas de São Paulo (4,3 milhões de viagens nacionais), Minas Gerais (2 milhões), Bahia (1,9 milhão) e Rio de Janeiro (1,3 milhão).
O turista que visitou o Paraná gastou em média R$ 1.588 por pessoa durante a viagem, acima de Minas Gerais (R$ 1.269), Amazonas (R$ 1.019) e Mato Grosso (R$ 1.422), por exemplo. O turista que visitou o Paraná em 2024 ficou em média 5,8 pernoites hospedado, número muito próximo da média nacional, que foi de 6,9 pernoites.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os números confirmam o esforço do Estado em fortalecer o turismo. “Esse resultado mostra o trabalho realizado nos últimos anos para potencializar e informar sobre os atrativos do Paraná. O Estado oferece experiências para diferentes perfis: turismo de negócios, de aventura, religioso e sustentável. O Paraná tem praia, serra, natureza e cidades urbanizadas. Somos a casa de uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu, isso tudo tem ficado cada vez mais claro para os turistas”, celebra.
Ratinho Junior também lembra que atualmente o Paraná conta com voos diretos a outros estados e países facilitando o acesso dos visitantes. De acordo com dados da Motiva Aeroportos (responsável pela operação dos terminais), entre janeiro e junho de 2025, 4 milhões de passageiros desembarcaram nos aeroportos internacionais do Estado. O número representa um aumento de 18,2% com relação ao mesmo período do ano passado.
“Além disso, investimos pesado em infraestrutura e modernização de rodovias, estradas e das nossas cidades. A lição de casa foi feita e os frutos já aparecem. Mais visitantes significam economia girando, geração de renda e novos empregos para os paranaenses”, afirma.