Competições reúnem 236 equipes e representantes de 78 municípios, com disputas nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, voleibol, xadrez e ginástica rítmica
Pato Branco é o centro das atenções do esporte de base paranaense. O município do Sudoeste recebe desde a quinta-feira (9)a fase final da 37º edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, reunindo 3,5 mil participantes, 236 equipes e representantes de 78 municípios.
A competição, que vai definir os campeões estaduais, será realizada em duas etapas: de 9 a 12 e de 16 a 19 de outubro, movimentando a cidade com disputas de alto nível nas modalidades sub-17 de basquetebol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A ginástica rítmica é disputada por atletas sub-15.
Os Jojups são voltados a atletas de 14 a 17 anos das redes pública e privada de ensino, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de fomento ao esporte escolar no Paraná. A competição contribui para o desenvolvimento físico, emocional e social dos jovens, revelando talentos que, em muitos casos, se tornam referências no esporte nacional.
De acordo com o supervisor estadual dos Jojups, Agnaldo Luiz Baldo, a expectativa é de grandes confrontos e de muita participação da comunidade local. “Convidamos toda a população do Paraná, especialmente da região de Pato Branco, a prestigiar esse grande evento, onde competem os melhores atletas sub-17 de todo o Estado”, destacou.
Somando os participantes das três etapas – regionais, macrorregionais e finais – os Jojups atenderam mais de 24 mil pessoas no calendário de 2025.