Projeto transformou uma sala de aula da Escola Hermeto Botelho em mercado para ensinar conceitos matemáticos de forma lúdica e prazerosa
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Uma brincadeira divertida e instigante está ajudando uma turma de alunos da Escola Municipal Hermeto Botelho, em Paranavaí, a aprender conceitos matemáticos de forma prática e a compreender a importância da educação financeira. O projeto “Mercadinho Extraordinário”, desenvolvido pela professora Milena Moreira de Souza, tem despertado nas crianças o interesse pelo saber de equações, valor monetário e poder de compra.
A proposta, baseada em uma atividade corriqueira de qualquer adulto, trabalha uma complexidade de assuntos. Por meio da brincadeira de se tornarem verdadeiros consumidores, podendo exercer o poder de compra, os 35 estudantes do quarto ano da instituição são apresentados às inúmeras peculiaridades que envolvem o sistema monetário brasileiro.

Foto: Ivan Fuquini
De acordo com a professora, o dinheiro utilizado para adquirir os produtos do mercadinho vem do cumprimento de uma série de tarefas estabelecidas em sala de aula. Conforme respeitam os combinados, eles são remunerados.
Realizar todas as lições de casa, manter a organização do ambiente de estudos, respeitar os professores, dedicar-se às atividades escolares. Tudo isso gera recompensa e o dinheirinho fictício recebido é depositado nos cofrinhos de cada aluno.
Uma vez por mês, o Mercadinho Extraordinário é aberto para que as crianças façam compras. São brinquedos, guloseimas, e vários acessórios atrativos para a faixa etária dos pequenos. A turma faz a festa.

Foto: Ivan Fuquini
“Dizer que eles gostam é pouco. Eles levam muito a sério. Eles têm ali uma responsabilidade, até porque, um dos objetivos do projeto é fazer que eles entendam que o dinheiro não surge do nada, que o dinheiro é resultado de um trabalho. Eles têm a missão de conquistar o próprio dinheiro e eles vão em busca disso”, relata Milena.
Seguindo as peculiaridades da vida real, as crianças precisam lidar com a variação de preços dos produtos, com aumentos inesperados ou promoções relâmpago. “Eles entendem que em um mês tem desconto, no outro o produto já teve um reajuste de preço, que as coisas não são fáceis de conquistar. Então, eles vão em busca do objeto que eles querem”, afirma.

Foto: Ivan Fuquini
O projeto fica ativo ao longo de todo o ano letivo. Mês a mês, a professora trabalha conteúdos sobre o funcionamento do sistema financeiro brasileiro e aplica os conceitos na prática. O projeto foca no desenvolvimento do raciocínio lógico, na identificação de cédulas e comparação de quantias, na realização de equações matemáticas, e trabalha a educação financeira, melhorando a compreensão do valor do dinheiro em sociedade e propondo planejamento financeiro.
A oportunidade de colocar em prática de forma prazerosa o conceito aprendido em sala de aula tem facilitado a compreensão dos conteúdos, avalia a professora. “Esse é um conteúdo que precisa ser muito bem trabalhado, e eu vejo que depois do mercadinho eles conseguiram compreender com mais facilidade”, diz.
Antes mesmo do encerramento do projeto na turma, Milena já percebe os resultados na rotina dos estudantes. Segundo ela, as crianças apresentam mais habilidade na realização de pequenos cálculos e obtiveram conhecimento para reconhecer a variação de valores. “Eu acredito que o projeto também os ajuda a, lá no futuro, ter uma responsabilidade maior com o dinheiro”, almeja.