REINALDO SILVA
Da Redação
Sentada à mesa do gabinete, a professora Maria Antonia Ramos Costa tem a missão de dirigir o campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de Paranavaí.
A liderança é construída com base na competência, na integridade, na experiência, na capacidade de inspirar. Ao ser eleita diretora, Maria Antonia assumiu uma grande responsabilidade diante da comunidade universitária e mostrou comprometimento com a sociedade.
A professora é personagem de uma história que nos leva a uma viagem ao passado. O ano era 1982. A jovem Maria Antonia chegava a Paranavaí para cursar Enfermagem e se dedicaria à graduação até 1986.
Em 1983, candidatou-se a Miss Paranavaí e venceu a competição, o que a levou para o Miss Paraná, alcançando o quarto lugar. Naquele mesmo ano, desfilou em Telêmaco Borba, município localizado na região dos Campos Gerais do Paraná, que sediou a edição do concurso Miss Paraná Unversitária. À época, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) passava pelo processo de estadualização.

Foto: Arquivo pessoal
O Diário do Noroeste registrou momentos da trajetória de Maria Antonia como modelo. “Tenho isso guardado até hoje. É uma recordação que também mostra esse movimento que o Diário faz em torno de toda a divulgação, toda a comunicação que leva à população as informações, as notícias com seriedade, e isso é fundamental para nossa sociedade.”
Hoje, na condição de diretora do campus universitário de Paranavaí, indo para o segundo mandato (2026-29), a professora reúne os títulos de enfermeira, especialista em Saúde Pública, mestra em Planejamento Ambiental e doutora em Enfermagem.
Ela mantém importante parceria com o Diário do Noroeste, apresentando à comunidade ações e projetos desenvolvidos dentro e fora do ambiente acadêmico. O DN informa e também se torna parte da história da Unespar.
Essa parceria, diz Maria Antonia, “é fundamental para que a universidade se torne cada vez mais relevante para a formação de novos profissionais, novas pessoas, seres humanos que atuam nas necessidades que temos dentro da nossa região”. Sentada à mesa do gabinete, em depoimento dado ao DN para celebrar os 70 anos de fundação do jornal, a diretora da Unespar destaca: “O Diário Noroeste realmente é um mecanismo de divulgação de notícias com seriedade, notícias com qualidade que transformam a vida dos nossos estudantes, dos nossos professores e de toda a população da Região Noroeste”.