Um espaço de resistência, de congraçamento, de acolhimento e de formulação de políticas públicas e privadas para a população negra. Assim será a nova sede da Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial de Paranavaí (Anpir), conforme destacou o presidente Celso José dos Santos na cerimônia de inauguração, na noite de sábado (11).

Foto: Claudio Kada
O evento reuniu lideranças comunitárias e partidárias, artistas e membros da comunidade – pessoas engajadas nas lutas contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira.
A animação da festa ficou por conta do Duo Crisálida, formado por Rafaela Machado e Jacqueline Cardoso, juntamente com os sambistas Chicletão e Renatinho. Os convidados também puderam apreciar a galinhada quilombola, um prato original com receita idealizada pela Anpir.
Além da música e da gastronomia, a inauguração foi marcada por uma exposição dedicada a Carolina Maria de Jesus, catadora de papel e autora do livro Quarto do Desejo, que se tornou sucesso literário e foi traduzido em 14 idiomas.
O presidente da Anpir disse que a conquista da nova sede é motivo para celebrar. Até então, a entidade funcionava em uma sala cedida pela APP-Sindicato, fato lembrado pela presidenta Maria Júlia Rocha, que apontou a contribuição da entidade na consolidação da educação das relações étnico-raciais em Paranavaí e na Região Noroeste.
Com viés solidário, o evento de sábado arrecadou alimentos e brinquedos, posteriormente distribuídos a famílias que vivem em condição de vulnerabilidade. “Mais um passo na construção de uma sociedade justa e igualitária, que combata todas as formas de preconceitos e discriminações, particularmente de natureza racial, e contribua solidariamente para a construção de um mundo melhor.”
Estiveram presentes na celebração o defensor público do Paraná Guilherme Rebelo; o presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, Rafael Torrente; o vereador Carlos Alberto João; e representantes dos deputados estaduais Arilson Chiorato e Professor Lemos e do prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto.