REINALDO SILVA
Da Redação
“Em torno de 75% do que chega à nossa mesa – arroz, feijão, hortaliças, frutas – é produzido pela agricultura familiar.” No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), José Jaime de Lima, falou sobre a importância dos agricultores familiares como agentes de promoção da segurança alimentar e partícipes essenciais na consolidação da economia.

Foto: IDR-PR
O destaque foi feito nesta quinta-feira durante evento em Planaltina do Paraná para celebrar a data instituída pela Organização das Nações Unidas. A escolha do município para sediar as palestras levou em conta a existência da Horta Comunitária, mantida pela prefeitura em parceria com o governo do estado.
A Horta Comunitária reúne moradores selecionados pela administração municipal e que se tornam responsáveis pelos canteiros. Todas as hortaliças ali produzidas ficam para as respectivas famílias, tanto para consumo próprio quanto para doação ou comercialização, caso haja excedentes.
Os temas levados aos agricultores de Planaltina do Paraná se concentraram em três aspectos: a necessidade de produzir de forma sustentável, com os devidos cuidados do solo e da água e mantendo o manejo adequado de pragas; a importância da organização dos produtores em associações ou cooperativas; e políticas públicas que contribuem para a segurança alimentar, caso da Horta Comunitária, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Organizaram o evento desta quinta-feira o IDR-PR, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Prefeitura de Planaltina do Paraná.