De acordo com Wanessa Durante, o projeto do Diário do Noroeste é um estímulo importante para o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem dos gêneros textuais
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Ler, pesquisar, entrevistar, assimilar os conteúdos e escrever. Nas próximas semanas, estudantes dos quintos anos das escolas municipais de Paranavaí serão apresentados às etapas que envolvem o trabalho de produção de uma notícia. Mas neste ano, o processo de aprendizagem vai poder contar com um incentivo ainda mais interessante.
Em 2025, o Semeando Leitores, projeto do Diário do Noroeste, propôs que os alunos escrevam uma notícia acerca de um fato relevante dentro do ambiente em que convive. A ideia é transformar os pequenos em jornalistas mirins, incentivando o desenvolvimento de um olhar crítico para a sociedade.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Wanessa Durante, a proposta de trabalho deste ano é um estímulo importante para o processo de aprendizagem dos gêneros textuais. Ela explica que a notícia é um dos conteúdos que integram a matriz curricular da rede municipal de ensino, mas o fato de estar aliada a um projeto que movimenta a rotina escolar atrai olhares mais curiosos pelo tema.
“[O gênero] notícia já faz parte do nosso organizador curricular. Então, [o projeto] vem incrementar um pouquinho mais o trabalho que os professores já vêm desenvolvendo nas nossas escolas”, afirma.

Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN
Segundo ela, o interesse dos estudantes se dá, especialmente, pela expectativa em ser premiado por uma produção própria. Além de receber o reconhecimento pela autoria de um trabalho relevante, o aluno vencedor será presenteado com um notebook e terá o texto publicado em uma edição especial do Diário do Noroeste.
Valorização da educação
Wanessa ainda reconhece o empenho do Semeando Leitores em valorizar a educação desde os primeiros anos da vida acadêmica, incentivando os hábitos de leitura e escrita. Ela lembra que a ausência de boa formação no início da aprendizagem pode comprometer o desenvolvimento das crianças ao longo da vida escolar. “Se a criança sabe ler, ela consegue fazer tudo que é necessário para o desenvolvimento dela na escola. A gente agradece muito essa iniciativa do Diário do Noroeste, que é sempre um grande parceiro da secretaria”, destaca.
Terceira edição
O Semeando Leitores chega à terceira edição em 2025. Para que seja escolhido o vencedor, todas as notícias produzidas pelos estudantes passarão pela avaliação de uma comissão julgadora. O grupo vai escolher 19 finalistas e, por fim, o aluno vencedor.
O resultado da terceira edição do projeto Semeando Leitores será revelado em 4 de dezembro, com a divulgação do texto ganhador e premiação. Além dos prêmios para o estudante vencedor, o professor responsável pelo aluno ganhará um prêmio de R$ 1 mil. Outros R$ 1 mil serão sorteados entre os professores, diretores e alunos participantes da edição.