Ao longo da história, o Diário do Noroeste incentiva as boas práticas de ensino tanto na divulgação de matérias sobre o tema como na realização de ações com a comunidade escolar
REINALDO SILVA
Da Redação
No início dos anos 2000, o estudante José Gabriel Gonçalves Fachiano estava concluindo o ensino médio. Junto com os amigos de equipe, precisava apresentar um trabalho para toda a turma. Escolheram conhecer o Diário do Noroeste e falar sobre o processo de produção da notícia.
“Visitamos sala por sala, conhecemos os repórteres, a redação e a edição. Depois acompanhamos o processo de finalização da peça que ia para as máquinas de impressão, para depois sair o jornal dobradinho, prontinho, quentinho. A gente acompanhou tudo isso.”
Gabriel Fachiano, como é conhecido, é prefeito de Santo Antônio do Caiuá. Foi eleito pela primeira vez para o mandato de 2021 a 2024. Reelegeu-se e segue no cargo até 2028. Na lista de tarefas na vida pública, acumula a presidência do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), que reúne municípios do Noroeste do Paraná.
A história de Fachiano mostra que o Diário do Noroeste sempre esteve de portas abertas para a educação. Ao longo de 70 anos, a empresa incentivou e protagonizou projetos voltados à formação de leitores, escritores e cidadãos.
Um exemplo concreto é a realização do projeto Semeando Leitores. A proposta é levar aos alunos do quinto ano da rede municipal de Paranavaí o desafio de produzir um texto com tema pré-determinado. Na primeira edição (2023), “O que é o Natal para você?”. Na segunda edição (2024), “Carta ao prefeito, a cidade dos meus sonhos”. Agora, na terceira edição, com o tema “Jornalista mirim”, os estudantes têm a missão de escrever uma notícia.
Para escrever, é preciso ler, debater, pesquisar, confirmar informações, estudar. É assim que o Diário do Noroeste contribui enfaticamente com a educação, mas não só: as matérias evidenciando os trabalhos desenvolvidos nos mais diferentes âmbitos de ensino, desde o nível infantil até a pós-graduação, confirmam a vocação do DN de informar para formar.
O vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi, lembra de outra iniciativa que ligou o Diário do Noroeste à educação. Em anos anteriores, a empresa também investiu na aproximação com os alunos por meio do projeto Ler para Crescer. “Uma das coisas que me marcou muito é o trabalho que o Diário fazia junto às escolas municipais, de levar aquelas edições dos jornais para os alunos que estão no ensino fundamental para conhecer um pouco da história e, a partir disso, tomar gosto pela leitura.”
Baraldi é professor e reconhece o papel decisivo do DN como agente de fortalecimento da cidadania. “O jornal passou a ser um instrumento de ensino, e isso é um projeto educacional que até hoje eu vejo que o Diário leva adiante. Me marcou muito, tanto como professor, como secretário de Educação e como cidadão de Paranavaí. Essas ações enobrecem o trabalho da empresa.”

Foto: Ivan Fuquini
Para o prefeito de Santo Antônio do Caiuá, a experiência do ensino médio, lá no início dos anos 2000, foi inesquecível. “Foi algo muito legal para mim na época, foi algo muito interessante, eu carrego isso na memória desde aquele dia e não esqueço.”
As declarações do prefeito Fachiano (Santo Antônio do Caiuá) e do vice-prefeito Pedro Baraldi (Paranavaí) foram feitas durante a cerimônia de comemoração dos 70 anos do Diário do Noroeste. O evento ocorreu na manhã da última quarta-feira (22) na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí – Aciap.































