O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Francisco Antônio Boni (Fran Boni), publicou nesta terça-feira, dia 18, um decreto suspendendo a realização de qualquer evento para público acima de 200 pessoas no município. “Mediante o crescimento do número de casos positivo de Covid-19, editamos novo decreto suspendendo eventos até que os números voltem dentro da normalidade. A grande maioria dos casos não está sendo de internados, mas toda pessoa que positiva passa a ser um paciente monitorado 24 horas por dia pela equipe municipal de Saúde. Com o aumento de casos, passa a ter um aumento de demanda, que automaticamente torna ainda mais difícil o acompanhamento de demais casos de saúde pública, bem como dentre os casos positivados existem profissionais da saúde”, declarou o prefeito Fran Boni.
A medida impacta diretamente a realização da Expo Monte Castelo, que aconteceria na próxima semana, entre os dias 26 e 30 de janeiro. “Todos sabem da minha ligação com a entidade, que presidi por 10 anos”, disse, referindo-se à Sociedade Rural de Monte Castelo, organizadora da feira. “Quando foi definida a data para realização da festa, não tínhamos caso positivo no município, e jamais imaginaríamos que chegaríamos ao dia de hoje com tantos casos positivos, mesmo a grande maioria deles vacinados. Infelizmente neste momento o evento não tem condições de acontecer, já comuniquei a decisão à presidência, e tenho a certeza de que a festa será remarcada e será feita em grande estilo num momento mais seguro para todos”, comentou Fran Boni.
Outro evento suspenso automaticamente no município pela força do decreto foi a realização da 1ª Copa Jaime Pedesoli de Futsal. “Decidimos em conjunto com o diretor de Esportes João Souza a suspensão de imediato da competição. Poderemos retornar na primeira semana de fevereiro mediante a baixa dos casos positivados. Vamos continuar nos cuidando, e pedindo a Deus para que breve estejamos de uma vez por todas livre desse vírus que nos incomoda há dois anos”, finalizou Fran Boni.
O decreto não tem prazo de validade específico e fica sujeito a novas avaliações, de acordo com o avanço dos números de Covid-19 no município.