Abertura será neste domingo (9). O encerramento está previsto para o domingo (16) com o grande show de Nando Reis
ADÃO RIBEIRO
Da Redação
Um show do Trio Crisálida neste domingo, às 18 horas, na Praça dos Pioneiros, abre o 60º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), destacado como o mais longevo do Brasil neste formato e sem interrupções. Durante oito dias, haverá uma série de atrações, culminando com o show de Nando Reis, no domingo, 16. Para falar sobre as atividades do Femup e outros assuntos envolvendo arte e cultura, o Diário do Noroeste recebeu Rafael Torrente, presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, que concedeu entrevista exclusiva na última quinta-feira (6).

Sobre a trajetória do Femup, Torrente complementa que houve uma pesquisa cuidadosa feita pelo artista e agente cultural Tavinho Lima que não encontrou um evento com tais características e realizado há tanto tempo no País. Portanto, trata-se do festival mais longevo do Brasil, comemora o presidente.
Ele aproveita o momento de festa para sugerir que o Femup, já referência no mundo das artes, se popularize a cada dia, ganhando mais projeção estadual e nacional.
Neste ano a grande novidade foi a chegada do Femup Jovem, envolvendo os estudantes paranavaienses. Em alguma medida, uma volta às origens, diz Torrente, lembrando que o festival começou a partir do movimento de estudantes na década de 1960. Mobilizar os jovens é uma forma de garantir a realização do evento pelas décadas que virão. Paralelamente, a cidade realiza também o Femupinho com as crianças, já consolidado.
Na praça – Formato testado e aprovado pela população, o Femup na Praça dos Pioneiros ganha um caráter mais democrático, com ampla participação, diz o presidente. Torrente detalha que na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, haverá leitura dramatizada dos contos premiados e um bate-papo com autores, a partir das 9h30. Na noite de sexta-feira, apresentações de músicas e poesias com a entrega do Troféu Barriguda. No sábado, a partir das 14h30, a Tarde Literária com lançamento coletivo de livros, seguido das apresentações musicais, poesias e entrega dos troféus.
No domingo, grande encerramento a partir das 17h30 com os shows de 43duo e Gralha Azul, seguidos da aguardada apresentação de Nado Reis. A orientação é que as pessoas cheguem com antecedência e possam se acomodar com tranquilidade. A Guarda Municipal e outros profissionais trabalharão para garantir a segurança da comunidade, informa o presidente.
O início – A história do Femup começou com o professor Gomes da Silva, que, em 1966, promoveu um curso de oratória para seus alunos. Inspirados, os estudantes propuseram uma “noite de arte”, que rapidamente evoluiu para o que conhecemos hoje como o Festival de Música e Poesia. O primeiro evento ocorreu no dia 12 de maio, com a ideia do professor de incorporar o nome “festival” por sugerir um momento de festa e alegria.
Ao longo dos anos, o Femup evoluiu. Em 1968, adicionou o Concurso Literário de Contos à sua programação. Em 1973, a música clássica foi substituída por música popular, ampliando ainda mais o leque de atrações. Atualmente, o festival é conhecido nacionalmente por sua diversidade e pela qualidade das obras apresentadas.

Atualmente, o Femup concede 56 premiações em diversas modalidades, reconhecendo o talento de artistas de todo o Brasil, incluindo aqueles que vivem no exterior.
Confira a programação completa:
9/11 – Domingo
18h – Abertura da Semana do Femup
Show musical com Trio Crisálida (Jacqueline Cardoso, Rafaela Machado e Josias de Oliveira – acordeon)
13/11 – Quinta-feira
19h30 – 13º Femupinho
Crianças da rede municipal e privada declamam poesias e cantam músicas autorais.
14/11 – Sexta-feira – Primeiro dia do Femup
9h30 – Leitura dramatizada dos contos premiados e bate-papo com os autores
20h – Primeira noite de apresentações – músicas, poesias e entrega do Troféu Barriguda
15/11 – Sábado – Segundo dia do Femup
9h30 – Leitura dramatizada dos contos premiados e bate-papo com os autores
14h30 – Tarde Literária: lançamento coletivo de livros
20h – Segunda noite de apresentações – músicas, poesias e entrega do Troféu Barriguda
16/11 – Domingo – Encerramento
A partir das 17h30 – shows de 43duo e Gralha Azul, seguidos do show nacional de Nando Reis, celebrando o encerramento da 60ª edição do Femup.


































