Praça dos Pioneiros e Parque Ouro Branco serão os primeiros pontos da cidade contemplados. Expectativa é que tudo esteja pronto até o dia 20 no restante dos locais
REINALDO SILVA
Da Redação
Neste ano, o Natal chegará mais cedo a Paranavaí. Obviamente, não falamos aqui do feriado de 25 de dezembro, imutável no calendário de comemorações, mas do clima de festividades que colore o fim de ano. A partir de 16 de novembro, a cidade terá iluminação especial, e a instalação dos adereços já começou.
A inauguração do Natal Poesia coincidirá com o encerramento de um importante evento artístico e cultural, o 60º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), também na Praça dos Pioneiros, com apresentações de 43duo, Gralha Azul e Nando Reis, às 17h30.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli, explicou que a decoração será feita gradativamente, começando pela Praça dos Pioneiros e pelo Parque Ouro Branco, seguindo para os demais pontos já estabelecidos pela prefeitura. Conforme o cronograma, o último local será a Vila do Noel, no Paço Municipal, com atividades a partir de 5 de dezembro.
À exceção da Vila do Noel, o contrato com as empresas prestadoras do serviço determina que as instalações sejam feitas até 20 de novembro, com possibilidade de prorrogação diante de condições adversas do tempo que eventualmente comprometam o cronograma.
Já começou
Na Praça dos Pioneiros e no Parque Ouro Branco, a instalação dos adereços natalinos começou na última quinta-feira (6). A proposta é semelhante à de anos anteriores, com estruturas iluminadas que fazem alusão ao período festivo: bolas de natal, caixas de presente, pinheiros e até um túnel de luzes, ideal para fotografias.
Além desses dois pontos e do Paço Municipal, serão contemplados: Praça dos Expedicionários, Praça do Japão, Praça João XXIII, eixo comercial central, Jardim Ipê e distritos de Sumaré, Graciosa e Mandiocaba. Somam-se à iluminação serviços de recreação, organização e atendimento na casa do Papai Noel, com funcionamento de 5 a 23 de dezembro.
A desmontagem das estruturas está prevista para o período de 5 a 20 de janeiro.
Natal Poesia – O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo destacou que o nome dado às festividades deste ano, Natal Poesia, é uma referência ao título carinhoso que Paranavaí recebeu, Cidade Poesia. Também é oportuno pela coincidência: a iluminação começa a funcionar no dia em que termina o Festival de Música e Poesia.


































