Prazo para aderir ao mutirão nacional termina em 30 de novembro; é oportunidade para sair da condição de inadimplência e recuperar acesso ao crédito
REINALDO SILVA
Da Redação
As campanhas de negociação de dívidas com instituições financeiras permitem a recuperação do potencial de crédito. Ao quitar os débitos em atraso, o consumidor resgata o nome da lista de inadimplência e consegue, por exemplo, trocar de carro, financiar uma casa ou mesmo adquirir itens mais simples, por exemplo, um telefone celular ou um televisor.
A avaliação é do advogado Alexandre Costa Santos, que responde pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. Ele conversou com o Diário do Noroeste sobre o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil).
A ação alcança pendências referentes a cartão de crédito, cheque especial, empréstimos pessoais e crédito consignado. São exceções aquelas que tenham bens dados como garantia, tais como financiamento de veículos, motocicletas ou imóveis, além de contratos com parcelamentos em dia e dívidas já prescritas.
Para participar é necessário acessar o portal consumidor.gov.br e fazer o registro. Após receber login e senha, o consumidor deve relatar o problema, manifestar a intenção de participar do mutirão e informar o valor possível para pagamento das parcelas mensais. A empresa credora tem até 10 dias para apresentar uma proposta, e a pessoa devedora, mais 20 dias para avaliar as condições.

Foto: Ivan Fuquini
O coordenador do Procon de Paranavaí explica que os bancos e as instituições financeiras não são obrigados a aceitar os termos indicados pelos clientes, caso os considerem insatisfatórios. “Não existe nenhuma punição”, destaca Santos. “Na verdade, é um momento que elas [as empresas] têm para recuperar o que foi perdido, recuperar o crédito do consumidor e, posteriormente, fazer uma nova oferta de crédito.”
O momento é oportuno. O pagamento do 13º salário, o eventual acerto de férias, as bonificações de fim de ano, tudo isso pode ser aplicado na quitação das dívidas. “De repente, estando com o nome limpo, você tem mais opções para planejar a vida financeira a longo prazo. Vale a pena tentar”, incentiva o coordenador.
O Procon de Paranavaí participa da ação como agente orientador. “A pessoa vem aqui, às vezes com uma dúvida, a gente tira essa dúvida e orienta como deve ser feito, que é exclusivamente pelo [site] consumidor.gov.br”, diz o coordenador. “Todos os nossos técnicos estão cientes e prontos para fazer a melhor orientação.”
A campanha nacional de renegociação termina no dia 30 de novembro.
Serviço
Em caso de dúvidas sobre o mutirão, basta entrar em contato com a equipe do Procon de Paranavaí, que atende na Rua Antônio Felipe, 917, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O telefone é (44) 3902-1055.

































