O município de Paranavaí passou a integrar o Programa de Modernização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), iniciativa do Governo do Paraná em parceria com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e o Sebrae/PR.
Criada pela Lei Federal nº 11.598/2007, a Redesim simplifica os processos de abertura, alteração e regularização de empresas, sem custos para o município.
Com a modernização do sistema, o registro empresarial passa a ser mais ágil, integrado e padronizado, com redução de custos e prazos, centralização de informações, padronização de procedimentos e maior acesso a dados empresariais.
“A modernização da Redesim é um passo importante para simplificar a vida de quem empreende em Paranavaí. Queremos que o empresário tenha menos obstáculos e mais tempo para focar no crescimento do seu negócio”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Kaká Scarabelli.
O município mantém um trabalho contínuo de desburocratização por meio do Comitê Municipal de Simplificação, com participação das Secretarias de Fomento Econômico e Inovação, Fazenda, Desenvolvimento Urbano e Saúde (Vigilância Sanitária).
“Essa adesão é para facilitar a vida de quem empreende, reduzindo etapas e prazos, e tornando o processo de abertura de empresas cada vez mais simples e transparente”, disse a agente de Desenvolvimento Municipal, Andréa Alves Vieira.
De acordo com o fiscal de tributos da Secretaria Municipal de Fazenda, Ricardo Klem Moreira, “a Redesim integra os órgãos de registro e licenciamento, tornando os processos mais rápidos e simples. Tudo é feito de forma digital, com menos burocracia e mais economia. No município, inscrição municipal e alvará de licença são emitidos automaticamente, facilitando a vida do empreendedor”.
Também participaram da reunião as fiscais sanitárias Flávia Vagetti e Graciele Hermesdorff Giotto, e o diretor de Uso e Ocupação do Solo Urbano, Gustavo Spindola.

































