Em parceria com o Senac, a Prefeitura de Planaltina do Paraná está oferecendo cursos gratuitos de capacitação profissional na área de panificação e confeitaria. Ao todo, são seis turmas com 16 alunos cada. As aulas são realizadas na Carreta de Pães e Confeitos do Senac, instalada no município.
Os cursos têm cargas horárias de 15 e 40 horas e são de preparo de pizzas, técnicas de padaria, massas frescas e recheadas, salgados para festas, produção de pães doces e salgados, além de preparo e decoração de bolos e tortas. Todas as atividades são 100% práticas, permitindo que os alunos saiam prontos para o mercado de trabalho ou iniciar o próprio negócio.
Entre os alunos está Rosana Correia Guimarães Borges, de 38 anos, merendeira em um CMEI de Planaltina. Ela participou do curso de massas frescas e recheadas e destacou a importância da iniciativa da prefeitura na disponibilização cursos gratuitos de qualificação.

Foto: Ivan Fuquini
Em entrevista ao Diário do Noroeste, Rosana afirmou que já está aplicando os conhecimentos adquiridos tanto em casa quanto no trabalho, e que pretende aproveitar o aprendizado para fazer uma renda extra.
“Muita coisa que eu aprendi aqui vou utilizar lá na creche, para melhorar ainda mais a nossa merenda. E em casa também, na cozinha de casa”, contou.
Ela também destacou que a medidas dos ingredientes foi um dos pontos que mais chamou sua atenção. “Muitas vezes a gente olha uma receita e acha: vou colocar um copo…”, disse, reforçando que as técnicas aprendidas farão diferença na qualidade dos preparos.































