De segunda-feira (17) a domingo (23), eventos vão enaltecer regionalmente as construções da população negra ao longo da história
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
A cultura afro-brasileira será celebrada ao longo de toda a semana em Paranavaí. Têm início nesta segunda-feira (17) as atividades da 29ª Semana Negritude, evento promovido pela Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial de Paranavaí (Anpir) para enaltecer a contribuição histórica da cultura africana e dar visibilidade a personalidades locais.
A semana, marcada pelo Dia Nacional da Consciência Negra, é o momento de valorizar regionalmente todas as construções da população negra ao longo da história, da culinária à música, da moda ao artesanato. “Nós temos uma região com uma densidade de população negra muito grande, mas pouca visibilidade. É um desafio grande, mas a gente tem tido uma evolução”, considera Celso José dos Santos, presidente da Anpir.

Foto: Guto Costa
O objetivo é ocupar diferentes espaços, dar destaque a quem contribuiu e ainda contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira em ambientes distintos. Por isso, o primeiro ato comemorativo será a entrega do Diploma Negritude de Personalidades Negras 2025 a quatro personalidades paranavaienses. A homenagem ocorre na Câmara Municipal de Paranavaí, na segunda-feira, às 19h.
Na terça-feira (18), a programação chega ao ambiente acadêmico. O campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai receber a exposição “A Cor da Universidade: Enegrescer a Unespar”, que destaca a identidade negra da instituição, valorizando personagens locais.
A Feira Negritude de Afroempreendedorismo e Artesanato, na quarta-feira (19), vai reunir empreendedores e artesãos negros de Paranavaí para uma divulgação dos trabalhos. No mesmo dia, outras oito pessoas de reconhecimento local serão homenageadas com o prêmio Destaque Gente Negra 2025.
No dia 20, feriado do Dia Nacional da Consciência Negra, a programação se estende ao longo do dia. “Tem show, tem desfile da beleza negra, infantil e adulto, roda de samba, varal ‘literáfro’ com apresentação de atividade”, cita Santos.
A Semana Negritude se encerra com o Kizombar de Aniversário da Anpir, programado para o sábado (22), e o Festival Resistência é Arte, no domingo (23). “[O evento] é gratuito, está à disposição. Nós estamos destacando pessoas da cidade, fazendo um trabalho bastante educativo, e queremos que as pessoas participem, prestigiem, se integrem na nossa entidade”, convida o presidente.
A 29ª Semana Negritude é realizada em parceria com o Sesc Paranavaí, a Fundação Cultural, a Câmara Municipal de Paranavaí, a Unespar, a APP-Sindicato Paranavaí e tem o apoio da Itaipu Binacional.































