Gratuito, evento será realizado de 28 a 30 de novembro no Lago Leste e reúne grandes shows nacionais, gastronomia típica e apresentações culturais
Cibele Chacon
Da Redação
A partir desta sexta-feira (28), Paraíso do Norte dá início à XV Festa das Nações, um dos eventos culturais mais tradicionais da região, que neste ano será realizada no Lago Leste, com entrada gratuita. A programação reúne três grandes atrações nacionais: Jeito Moleque na sexta-feira (28), Titãs no sábado (29) e Mayck & Lyan no domingo (30). O público também poderá aproveitar, no domingo, o tradicional almoço com o prato mais esperado da festa: a Leitoa Desossada à Pururuca, uma referência da gastronomia local.

De acordo com o prefeito Beto Vizzotto, a Festa das Nações é planejada pela Prefeitura, mas ganha vida graças ao trabalho e dedicação das escolas do município. “Este ano, a ideia foi contemplar vários estilos de atrações musicais e investir em grupos de projeção nacional para ampliar o alcance da festa”, explica. A escolha dos artistas, segundo ele, dialoga diretamente com a diversidade cultural do evento. “Como são grupos de referência em seus estilos — rock, pagode e sertanejo — acreditamos que o público vai responder positivamente, elevando a Festa das Nações a outro patamar”, afirma.

Vizzotto destaca que o município está preparado para realizar um grande evento sem comprometer áreas essenciais. “Nosso município é bem estruturado financeiramente e, com disciplina fiscal e planejamento, vamos organizar um grande evento sem diminuir recursos em áreas prioritárias, como saúde, educação e assistência social. Ainda contaremos com recursos da Secretaria Estadual de Turismo e patrocínios de empresas privadas”, pontua.
Município em movimento – O impacto da festa, segundo o prefeito, vai muito além do entretenimento. Ele ressalta que o evento movimenta o comércio e o setor de serviços, gerando empregos temporários e renda para a população. “A Festa das Nações envolve gastronomia, mas também entretenimento e cultura, com apresentações de danças e folclores de vários países, estimulando a integração entre povos e promovendo a cultura da paz e do respeito às diferenças”, acrescenta. Para esta edição, a expectativa é otimista: a Prefeitura espera o dobro de público em relação aos anos anteriores.

Com entrada gratuita e artistas reconhecidos nacionalmente, o evento reforça o caráter cultural e popular de Paraíso do Norte. Vizzotto considera que a festa contribui para a autoestima da população, que percebe que a gestão investe fortemente em áreas fundamentais, sem deixar de lado o lazer e as atividades culturais. O prefeito encerra destacando um trecho clássico da música dos Titãs: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”. Ele relaciona o verso ao bom momento vivido pelo município. “Paraíso vive um excelente momento, com situação de pleno emprego, construção de centenas de casas populares, 100% das ruas asfaltadas, alto índice de saneamento, universalização da educação infantil acima de seis meses, avanços na saúde e na agricultura familiar. Mas a população não quer só ‘comida’”, ressalta.






























