Empresário começou a trabalhar no ramo da beleza na década de 1980. O salto se dá em 1989 quando funda a Beutycolor, gigante do setor de cosméticos nacionais, presente em 29 países
ADÃO RIBEIRO
Da Redação
O empresário paranaense Newton Bonin, 65 anos, visitou o Diário do Noroeste na última terça-feira. Entre outros temas, o empreendedor descreveu como construiu a Beautycolor, uma empresa gigante, a partir de um espaço apertado de três metros quadrados em fundo de quintal. De pequeno produtor de insumos de salão de cabeleireiro a grande empresário do setor de cosméticos, Bonin dá a receita básica do sucesso: muito trabalho e fé em Deus. Ele viaja o Paraná se apresentando como pré-candidato a deputado federal em 2026. Filiado ao Republicanos, atualmente ocupa a suplência de parlamentar na Câmara Federal.
Bonin lembra que em 1983 começou uma empresa pequena após carreira longa numa multinacional. Com o dinheiro da rescisão trabalhista, passou a produzir shampoo entregue em galões para salões de beleza. Ele mesmo vendia, como define. Sua esposa e uma funcionária que está na empresa até hoje cuidavam do funcionamento, enquanto Bonin era uma espécie de caixeiro viajante a oferecer os seus produtos.
O grande salto se deu a partir de 1989 e no início da década de 1990. O empresário diversificou para o ramo de coloração de cabelos e o resto da história é conhecido de todos: presença em 29 países. É líder do mercado nacional e, conforme aponta, de cada dez produtos de coloração de cabelos vendidos no Brasil, seis são da Beautycolor. São 800 empregos diretos, além de milhares indiretos, conforme atestou.

Nem tudo foi tranquilo para chegar até aqui. Newton Bonin se lembra de dias difíceis. Para este momento, o empresário indica a fé em Deus como suporte e muito trabalho. Ele citou passagens em que imaginou que não suportaria o peso, mas, com a força da fé, superou as dificuldades e atualmente tem atividades diversificadas em produtos da indústria e do setor do agronegócio.
A política – Com sucesso reconhecido na vida empresarial, Bonin contou que a sua entrada na política tem a ver com a visão de cidadania, já que está realizado como empresário e não precisa do salário de parlamentar para viver. Por isso, iniciou a vida política em 2022 com a candidatura a deputado federal. Como apontou, saiu sem a devida estrutura e conquistou 53.650 votos. Agora, porém, na condição de pré-candidato, tem andado as regiões do Paraná para levar a sua mensagem do que considera mudanças para o País. Conforme avaliou, é preciso que as pessoas de bem entrem na política.

Otimista, elencou pontos positivos do Brasil, sobretudo, o seu clima, a abundância de água e a qualidade do solo. Enumerou cadeias produtivas que são lideradas pelo Brasil, entre elas, os segmentos de proteínas (bovina, suína, de aves e de peixe), um dos pilares também da economia paranaense.
Sobre a região, disse que a família tem laços com o Noroeste, onde possui empreendimentos rurais e mantém a produção de diversos itens da agropecuária.
Na visita ao Diário do Noroeste, o empresário estava acompanhado de lideranças locais e regionais, incluindo o vereador paranavaiense Doutor Waldur Trentini. A entrevista completa com Newton Bonin pode ser vista no canal do YouTube do Diário do Noroeste.































