Partes de bicicletas, pneus, brinquedos, garrafas, e muito plástico foram alguns dos materiais encontrados nos bueiros de Porto Rico, que estão passando por limpeza. Os servidores municipais também estão encontrando e obstruindo ligações clandestinas de esgoto na rede.
“Pedimos que a população e os visitantes não joguem lixo nas ruas, boa parte acaba parando nos bueiros e galerias de captação da água das chuvas. Lixo é pra ser jogado nas lixeiras”, disse a chefe do setor de combate a Endemias e Vigilância Sanitária, Andréia Crespilho.
Para fazer a limpeza, a Prefeitura contratou uma empresa especializada, que utiliza equipamentos de sucção, retirando todo o material que obstruía as bocas de lobo e tubulação. “Estão sendo retirados os mais variados materiais da rede pluvial”, destacou Crespilho.
Os servidores municipais e os trabalhadores da empresa contratada detectaram ligações clandestinas, onde moradores estão despejando o esgoto doméstico na rede de captação da água das chuvas. Os moradores que estiverem com ligações clandestinas na rede serão notificados e terão o prazo legal para sanarem o problema. Caso isso não ocorra, o responsável responderá criminalmente.
“É bem complicado o trabalho de descobrir as ligações clandestinas, as que estamos detectando estamos tampando os canos para descobrir quem está cometendo esse absurdo”, disse Crespilho.
Além de deixar limpa a rede de captação da água das chuvas, a limpeza contribui no combate à dengue, já que são eliminados possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zicavirus e chikungunya.
É importante destacar que alguns pontos que estão sendo limpos já passaram pelo mesmo trabalho no início do segundo semestre de 2021, e já se encontravam bem sujos. Nunca jogue restos de varrição das calçadas no meio-fio ou nas bocas de lobo, junte em sacos plásticos e coloque para serem coletados. Jogue sempre o lixo no lixo, não importa o tamanho.