Nesta quarta-feira, dia 21, o vice-prefeito de Loanda Doutor Antônio Gil e os representantes do Hospital e Maternidade Santa Catarina estiveram em Curitiba para uma importante reunião com o diretor de Política de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Vinícius Filipak. Neste encontro foram alinhados diversos fatores para a regionalização do sistema de saúde em Loanda.
A nova proposta é que o município de Loanda, através do Hospital e Maternidade Santa Catarina, passe a receber pacientes dos 12 municípios que compõem a microrregião do extremo noroeste para a realização de cirurgias eletivas nas áreas de Cirurgia \geral, Clínica Médica, Ginecologia e Ortopedia.
O objetivo é tornar os atendimentos mais próximos e ágeis para a população destas cidades. Atualmente tais cirurgias são realizadas em Paranavaí. O início dos procedimentos em Loanda está previsto já para o mês de outubro deste ano.
“Este é um importante passo para o resgate de Loanda como polo da região. A regionalização da saúde, será realizada em breve, com a reestruturação da Casa de Saúde e Maternidade Santa Catarina em Hospital Regional de Loanda.”, declarou o prefeito municipal de Loanda, Zé Maria.
“Agradeço ainda o empenho do vice-prefeito Antônio Gil, dos deputados estaduais Romanelli e Tião Medeiros, do Secretário de Saúde Beto Preto e do Governador Ratinho Júnior, por atenderem tão importante e sonhada reivindicação. Para nós será motivo de orgulho atender todo extremo noroeste na área da saúde, mas principalmente garantir o acesso rápido aos procedimentos de forma ágil e cômoda para nossos munícipes.”, finalizou o prefeito Zé Maria.