A prefeitura de Querência do Norte, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Divisão de Meio Ambiente, fez na última semana o recebimento do Plano (revisado) de Manejo de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), feito pelo Consórcio Intermunicipal da Apa Federal do Noroeste do Paraná – Comafen.
Na oportunidade foi entregue o plano revisado de manejo da Fazenda Da Mata. As reservas são reconhecidas pelo órgão ambiental estadual e localizadas no município de Querência do Norte. Estratégicas para a conservação, as RPPNs avançam no município e já respondem por mais 1.200 hectares.
O que é uma RPPN?
A reserva particular do patrimônio natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem a desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza. Em Querência do Norte existem quatro RPPNs são elas: Santa Fé, Jaracatiá, Da Mata e Santa Francisca.
“A produção do projeto de manejo das RPPNs era um anseio antigo nosso. Exatamente por isso estamos muito felizes por hoje esse projeto estar concluído. Agradecemos todo o apoio que o COMAFEN nos prestou para atingirmos este objetivo. Seguimos em frente, trabalhando para o melhor desenvolvimento do nosso município”, declarou o prefeito Alex Fernandes.