A prevenção de sons desagradáveis e intensos é essencial para a saúde auditiva de uma pessoa, mas, em situações de trabalho como operadores de call center, pilotos de aeronaves ou operadores de áudio e vídeo, evitar o uso de telefone e headsets é uma tarefa que não pode ser realizada, em razão disso, o choque acústico é mais comum na rotina desse profissionais.
“O choque acústico ocorre após um incidente de ruídos intensos e inesperados por meio de uma ligação via telefone ou via headsets, atingindo vias neurológicas e estruturas do ouvido.” Comenta a Dra. Rita de Cássia Cassou, Otorrinolaringologista especializada em Otoneurologia. Além dos problemas auditivos, o trauma causado pelo choque acústico pode afetar outras áreas da saúde do paciente.
Ademais aos sintomas comuns, como desconforto e dor nos ouvidos, manifestações secundárias são possíveis de aparecer, como dor de cabeça, fadiga, ansiedade e sensação de desequilíbrio. Caso não seja feito o diagnóstico e o tratamento após 3 semanas da lesão, ocorrências como sensibilidade a sons, hiper vigilância auditiva, ansiedade, depressão, medo de retomar o uso do telefone e sentimento de vulnerabilidade também podem surgir como danos permanentes.