Neste domingo (25) é lembrado o dia do motorista e são muitos os profissionais que guiam com responsabilidade e comprometimento a vida de tantas pessoas, buscam reconhecimento e consideração da sociedade e usuários.
Marcos Roberto dos Santos Lima, é motorista de transporte coletivo há 20 anos e coleciona histórias curiosas, mas principalmente, o orgulho em ter escolhido a profissão certa. “Desde que vi o primeiro ônibus de perto na empresa, foi amor à primeira vista e soube que era isso que eu queria fazer para o resto da minha vida”, contou emocionado.
O motorista atua na Viação Santo Ângelo, empresa do Grupo Noster, que faz o transporte da Região Metropolitana de Curitiba. Ele é um dos destaques da empresa, obtendo até certificado por seu bom desempenho na telemetria, um sistema que apresenta indicadores importantes para o transporte coletivo em itens essenciais como velocidade média e instantânea, distância percorrida, localização, consumo de combustível e tempos de parada.
Mas como em qualquer profissão, não basta você ter conhecimento por apenas um olhar. “Imprevistos acontecem no trânsito e muitas vezes, não tem como não frear bruscamente, mas busco sempre me colocar no lugar do passageiro e penso como eu gostaria que o motorista estivesse na condução do veículo quando eu fosse passageiro”, diz Lima que ainda brinca sobre o mau humor de alguns passageiros ao final do dia, “Muitas vezes, vemos que as pessoas entram no coletivo de mau humor e até mesmo cansadas depois de um longo dia de trabalho. Quando vejo que estão assim, procuro sempre ser simpático e cumprimentar. Acredito que fiz minha parte para que essa pessoa receba energias positivas”, relata.
Heder Posso da Silveira, é Gerente de Operações da empresa Santo Ângelo, que emprega em torno de 250 motoristas. De acordo com ele, os motoristas são altamente capacitados em diversas esferas para saberem atuar no dia a dia. “Todos os nossos profissionais recebem treinamentos constantemente em diversas áreas que vão desde como atender ao público até em evitar situações delicadas no trânsito”, comentou.