Uma verdadeira revolução na educação municipal. A Prefeitura de Loanda, através da Secretaria de Educação e Cultura, anunciou um investimento de quase R$ 2 milhões para aquisição de lousas interativas digitais para a rede de ensino municipal. Ao todo serão 60 lousas, que já estão sendo instaladas em cada sala de aula do ensino fundamental, e também nas CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) do município.
“A cada minuto de nosso mandato, em cada ação desenvolvida e em cada atitude pensada, priorizamos uma educação de qualidade para nosso povo. Por isso, numa iniciativa ousada, vamos revolucionar a Escolas Municipais”, declarou o prefeito Zé Maria.
Este projeto permite integrar tecnologia, conteúdo didático e oportunizar aos alunos o acesso à inclusão digital, com objetivo de lhes dar uma nova visão sobre o conhecimento, alinhando as metodologias pedagógicas com as melhores e atuais práticas de ensino aplicadas nos países “de primeiro mundo”. A aquisição destes equipamentos possibilitará ambientes diferenciados, adequados à nova realidade educacional.
A Lousa Digital permite a incorporação da linguagem audiovisual, a interatividade e a realização de trabalhos coletivos, motivando a construção do conhecimento e da informação, visando à formação integral dos alunos por meio do uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.
“Teremos a professora Flaviane, que estará capacitando os professores sobre as mídias digitais, para que se possam realizar um uso adequado dos equipamentos”, declarou a secretária de Educação Aparecida Helena.
A secretária, juntamente com as diretoras das instituições municipais, e equipe pedagógica participaram da demonstração Técnica para aprovação das lousas.
“Nossas lousas interativas permitem ainda o acesso à internet podendo ser utilizada em pesquisas e nos programas classerron, Google Meet, Google formulário e também uso de aplicativos para preparação de aulas. Possui recurso de gravação, permitindo gravar todas as ações na tela do PC, além da voz do interlocutor, através de microfone, gerando um arquivo de vídeo (incluindo áudio) com todo o conteúdo em arquivo digital. Possui também diferentes tipos de “canetas”, tais como: caneta marca-texto, caneta simulando pincel, caneta com tinta que desaparece, caneta que reconhece e converte formas geométricas”, continuou a secretária.
É possível ainda adicionar links aos objetos, sendo links para páginas da web, arquivos dentro do PC, ou outras páginas dentro do software da lousa. Possibilitar que o professor navegue por outros softwares enquanto utiliza o software da lousa, possibilitando assim a escrita sobre qualquer outra aplicação. Possui leitor de vídeo, para que arquivos possam ser reproduzidos, permitindo a interação e anotações sobre a tela do leitor. “É a tecnologia em favor da educação da nossa população loandense”, finalizou o prefeito Zé Maria.