(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Números mostram avanços no setor de serviços
Números mostram avanços no setor de serviços

RESULTADO

Turismo cresce 5,5% e serviços avançam 2,5% no primeiro semestre no Paraná

Atividades turísticas são destaques na Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE. O setor como um todo apresentou aumento em todos os recortes no primeiro semestre

As atividades turísticas do Paraná cresceram 5,5% no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Já o setor de serviços teve um avanço de 2,5% nos primeiros seis meses do ano, como mostra a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (14).

No acumulado de 12 meses, o turismo paranaense cresceu acima da média nacional, com aumento de 7,4% entre julho de 2024 e junho de 2025, em relação a igual período do ano anterior. No Brasil, o crescimento nesse recorte foi de 6,1%. Na comparação com junho do ano passado, as atividades turísticas subiram 4,1% no Estado. Já em relação a maio, houve queda de 2,1%.

Números mostram avanços na área do turismo

Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços, o setor cresceu em todos os recortes analisados pelo IBGE no Paraná. Na comparação entre maio e junho, o aumento foi de 0,8%, acima da média nacional, de 0,3%, sendo que o Paraná foi o único estado do Sul com resultado positivo no mês. Já em relação a junho de 2024, o crescimento no volume de serviços foi de 1,5% e, no acumulado de 12 meses, o avanço foi de 2,7%.

O segmento de serviços prestados às famílias foi o que teve o maior avanço no semestre, com aumento de 5,3%. Também cresceram os serviços profissionais, administrativos e complementares, com aumento de 4,6%, seguido dos serviços de informação e comunicação (1,4%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (0,3%). No semestre, outros serviços tiveram queda de 5,4%.

Já em relação a junho do ano passado, o item outros serviços foi um destaque, com aumento de 12,5%. Na sequência estão os serviços profissionais, administrativos e complementares (5,2%), serviços prestados às famílias (4%) e serviços de informação e comunicação (2,1%). Houve redução de 2% nos transportes, serviços complementares aos transportes e correio.

No acumulado de 12 meses, mais uma vez houve avanço nos serviços prestados às famílias, com crescimento de 6,2%. Índice semelhante aos serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 6%. Em seguida, estão os serviços de comunicação e informação (3,5%) e de transportes, serviços complementares aos transportes e correio (0,8%). Os outros serviços caíram 2,1%.

Compartilhe: