(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Todo leite materno coletado em Paranavaí é levado a Maringá para pasteurização e retorna pronto para o consumo à Santa Casa

AGOSTO DOURADO

Campanha em Paranavaí incentiva aleitamento materno e doação voluntária do alimento

REINALDO SILVA

Da Redação

O aleitamento materno é fundamental para a saúde dos bebês, pois oferece nutrição completa, proteção imunológica, desenvolvimento cognitivo e fortalecimento do vínculo emocional com a mãe, além de ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas ao longo da vida.

A explicação é da coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança de Paranavaí, Tamara Siqueira dos Reis, que falou ao Diário do Noroeste sobre a campanha Agosto Dourado. O objetivo é promover valorização e conscientização sobre o aleitamento materno e incentivar a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, houve avanço nas taxas de amamentação, mas o Brasil ainda está abaixo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A prevalência de aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses no país foi de 45,8% em 2021. Para comparar: em 1986, eram apenas 3%. A expectativa é chegar a 70% até 2030.

O caminho para melhorar essa realidade passa também pela necessidade de estimular a doação de leite humano. Em Paranavaí, o posto de coleta atende recém-nascidos internados na UTI Neonatal da Santa Casa, incluindo bebês prematuros ou com baixo peso, que precisam de suplementação. A demanda varia de acordo com a quantidade de nascimentos e internações.

Diferentemente do banco de leite, o posto de coleta não pasteuriza o alimento. Tamara Siqueira dos Reis informa que toda a captação em Paranavaí é levada a Maringá, onde há banco de leite, e retorna à Santa Casa devidamente submetido ao processo de pasteurização.

Podem doar mulheres que estão amamentando, com produção excedente de leite. “A doação é totalmente voluntária”, diz a coordenadora municipal do programa Saúde da Mulher e da Criança.

As mulheres passam por uma triagem de saúde, submetidas a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além da análise do uso de medicamentos contínuos. Não é permitido o consumo de álcool, tabaco ou outras drogas, o que garante a segurança do leite materno para os bebês.

Para doar, é preciso entrar em contato com o posto de coleta de leite materno de Paranavaí pelo telefone (44) 99138-6683. Feito o pré-cadastro, a equipe agendará uma visita à residência da doadora, que receberá orientações detalhadas sobre coleta, o armazenamento e a entrega, além de todo o material necessário para fazer tudo de forma prática em casa.

Compartilhe: