(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Corpo de Bombeiros do Paraná alerta sobre cuidados diante de fortes chuvas e ventos
Foto: CBMPR
Corpo de Bombeiros do Paraná alerta sobre cuidados diante de fortes chuvas e ventos Foto: CBMPR

PREVENÇÃO

Corpo de Bombeiros do Paraná alerta sobre cuidados diante de fortes chuvas e ventos

Evitar estacionar veículos embaixo de árvores em dias de chuva e ventania é uma das orientações. Em caso de tempestades com raios, permaneça em local coberto, evite áreas abertas e nunca fique debaixo de árvores

As fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos que atingiram o Paraná no fim de semana e nesta segunda-feira (22) provocaram estragos em diversas regiões do Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), as ocorrências envolveram desde quedas de árvores até destelhamentos e desalojamento de famílias.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a previsão é de que a instabilidade diminua na terça (23) em boa parte do Estado. No entanto, a partir de quinta (25), há possibilidade de novas pancadas de chuva.

A Capitã do CBMPR Luisiana Guimarães Cavalca, destaca a importância de se antecipar aos riscos. “É fundamental acompanhar os alertas e, em caso de orientação para deixar o local, não hesitar em sair imediatamente. Preparar uma mochila de emergência com documentos e itens essenciais também pode fazer a diferença em situações críticas”, alerta.

Como se proteger em situações de chuva e ventos fortes:

– Queda de árvores: evite estacionar veículos sob árvores em dias de chuva e ventania. Galhos perigosos podem ser podados, mas a remoção só deve ser feita com autorização da prefeitura.

– Tempestades com raios: permaneça em local coberto, evite áreas abertas e nunca fique debaixo de árvores.

–  Planejamento: estabeleça rotas de fuga e mantenha familiares ou amigos em áreas seguras avisados da possibilidade de acolhimento.

– Alagamentos: caso haja ordem de evacuação, saia imediatamente. Não permaneça em locais de risco para proteger bens materiais.

– Risco de deslizamentos: observe o nível de rios próximos, movimentação da terra em encostas e o aparecimento de rachaduras ou ruídos em imóveis.

– Emergências: para situações de risco imediato, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para auxílio com alojamento, telhas e outros itens de apoio, procure a Defesa Civil Municipal.

Compartilhe: