(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Formação continuada busca aprimorar os serviços prestados à população
Foto: Reprodução/internet
Formação continuada busca aprimorar os serviços prestados à população Foto: Reprodução/internet

SAÚDE

Capacitação em Paranavaí nesta quinta-feira aponta importância da integração de ACS e ACE

REINALDO SILVA

Da Redação

Secretários municipais de saúde, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de todo o Noroeste do Paraná participam, nesta quinta-feira (2), de uma capacitação promovida pela 14ª Regional de Saúde de Paranavaí no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca, a partir das 8h.

Com a abordagem “Caminhos integrados: ACS e ACE em movimento”, o objetivo é mostrar que no contexto das atribuições de cada grupo, há atividades consideradas típicas, mas não excludentes. Significa que mesmo que uma tarefa não esteja no rol de atribuições, a identificação e o relato do problema permitem tomar providências de forma rápida e efetiva.

À medida que avança a integração entre Vigilância em Saúde de Atenção Primária em Saúde, os serviços prestados pelos agentes de saúde tendem a se tornar cada vez mais interligados, o que favorece a troca de saberes e a complementaridade das ações.

Chefe da Atenção Primária em Saúde da 14ª Regional de Saúde, Maria da Penha Francisco explica que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde sistematizaram a integração por meio de documentos, portarias e normas, de modo a proporcionar cobertura cada vez maior da comunidade e aprimoramentos dos serviços.

A organização é do Comitê Regional das Arboviroses, com participação das profissionais Elisângela Vandresen Gonçalves, da Vigilância em Saúde, e Maria Heloísa Satim, da Atenção Primária em Saúde.

Dentre os temas a serem discutidos no evento desta quinta-feira, estão: “Cenário epidemiológico das arboviroses”, “Atuação dos gestores e dos coordenadores”, “Papel do ACE e do ACS na rede de atenção em saúde” e “Atuação e integração de ACS e ACE”.

A capacitação está inserida na estratégia de educação permanente chamada de PlanificaSUS, com palestras, oficinas de formação e reuniões ao longo do ano para disseminar conhecimento.

Compartilhe: