REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, esteve em Paranavaí ontem (17) e assinou o contrato para o funcionamento da Unidade Morumbi da Santa Casa. A nova estrutura resolverá um problema crônico do sistema público de saúde, as cirurgias especializadas. Serão 312 procedimentos por mês custeados pelo Governo do Estado e pelos municípios da Região Noroeste.
De acordo com Ratinho Júnior, o investimento faz parte da política de descentralização da saúde, que tem como objetivo ampliar os atendimentos, sem que os pacientes precisem viajar para outros centros médicos. Com os serviços mais próximos da população, “estamos acabando com o turismo da ambulância”, disse.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, citou outras regiões que receberam recursos para readequar os atendimentos de especialidades, por exemplo, a de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná. Ele aproveitou a oportunidade para elogiar a estrutura da nova unidade da Santa Casa de Paranavaí e afirmou que o início dos atendimentos representa “um salto de qualidade para o futuro”. Foi um processo longo, construído ao longo de meses de reuniões. “Agora estamos colocando o hospital em pé”, comemorou Beto Preto. A expectativa é funcionar a partir de março.
Durante o pronunciamento, o secretário de Saúde anunciou o credenciamento de novos leitos de UTI em Paranavaí. A unidade central da Santa Casa já conta com 10 e terá mais 10. A mesma quantidade será aberta no novo hospital, em uma segunda etapa de estruturação da rede de atendimento regional. Ao todo, serão 30 vagas para o Noroeste do Paraná.
O deputado estadual Tião Medeiros, um dos defensores da abertura da Unidade Morumbi, afirmou que a assinatura do contrato para o início das atividades representa um dia histórico para a região. Com a voz trêmula e lágrimas, demonstrou a alegria que sentiu: “Momento de muita emoção”.
Satisfação justificada. A construção do prédio começou em 2000, quando um grupo de investidores percebeu a oportunidade de levantar em Paranavaí um novo hospital. A obra não prosperou e o poder público precisou intervir, assumindo a responsabilidade. Governos Estadual e Municipal tiveram participação no processo.
Somente em 2018 a obra foi concluída e inaugurada oficialmente. De lá para cá, a Unidade Morumbi passou por mudanças de gestão no âmbito estadual, de Beto Richa a Cida Borghetti e, em 2019, Ratinho Júnior. Em 2020, a pandemia de Covid-19 sobrecarregou o sistema de saúde e foi preciso investir recursos e esforços no tratamento de pessoas com sintomas agravados da doença, inclusive com a suspensão das cirurgias eletivas para que os leitos ficassem disponíveis.
O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), relembrou que a Unidade Morumbi da Santa Casa abrigou o Hospital de Campanha do Município durante um dos momentos mais críticos da pandemia, entre março e agosto do ano passado, e destacou o trabalho dos profissionais de saúde que se dedicaram aos cuidados dos pacientes com Covid-19.
Para o prefeito de Terra Rica, Julio Leite, presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), a assinatura do contrato para o funcionamento do novo hospital representa menos sofrimento para a população, “pessoas que estão na fila de espera por cirurgias”.
O presidente da Santa Casa, Renato Platz Guimarães, colocou a estrutura do hospital à disposição dos pacientes: “Estamos aqui para ajudar no que for preciso”. Ele garantiu que o objetivo da equipe é trabalhar com respeito, para que todos sejam atendidos de forma digna. “Vamos lutar para que Paranavaí tenha uma saúde cada vez mais exemplar.”
O ato oficial de assinatura do contrato reuniu autoridades e lideranças de toda a região. Prefeitos de pelo menos 25 municípios do Noroeste do Estado estiveram presentes ou foram representados no evento, realizado nas dependências da Unidade Morumbi. Vereadores, servidores públicos e funcionários da Santa Casa também acompanharam a solenidade.
A lista de convidados incluiu parlamentares do Paraná: a deputada federal Luísa Canziani e os estaduais Evandro Araújo e Soldado Adriano José, além dos secretários do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, e da Infraestrutura, Sandro Alex.
AME – O governador confirmou investimentos para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), próximo à Unidade Morumbi. O valor anunciado por Ratinho Júnior ultrapassa R$ 12 milhões. Com a obra concluída, pacientes de toda a região serão atendidos, no que promete se tornar um complexo médico hospitalar exemplar, avaliou o governador.