REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O prefeito de Terra Rica, Julio Leite, tomou posse oficialmente como presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Reeleito por aclamação, seguirá à frente da entidade até dezembro deste ano. Ao Diário do Noroeste, disse que o grande desafio é planejar ações que garantam a exploração sustentável do turismo na região, aproveitando as belezas naturais e as prainhas que acompanham os rios Paraná, Ivaí e Paranapanema.
Julio Leite citou o caso de Porto Rico, que tem quase 30 quilômetros de margem do Rio Paraná. A Praia de Santa Rosa é a mais conhecida e atrai visitantes de diferentes regiões e até mesmo de outros estados. A economia gira em torno do turismo e o potencial do município tem levado investimentos significativos principalmente nas áreas de moradia e prestação de serviços.
O presidente da Amunpar defende o estreitamento de laços com o Governo do Estado no sentido de buscar o desenvolvimento regional sem perder de vista a preservação ambiental. É preciso gerar emprego e renda e garantir qualidade de vida para os moradores do Noroeste, disse Julio Leite.
Uma das apostas para alavancar o progresso é a duplicação da BR-376, de Paranavaí a Nova Londrina, trecho de quase 80 quilômetros de extensão. A reivindicação é acompanhada da proposta de construção de uma ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul, com os trâmites para a realização do estudo de viabilidade técnica e econômica já em andamento.
Julio Leite afirmou que a Amunpar é parceira da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) na busca pela execução das duas obras, por entender que promoverão um importante salto na produção agrícola do Noroeste do Paraná.
A ideia é que o escoamento das safras de grãos do Centro-Oeste do Brasil em direção ao Porto de Paranaguá seja feito pela região. A abertura do caminho tornaria o trajeto mais curto do que o atual e incentivaria a exportação a partir do território paranaense. O resultado esperado: incremento econômico, com a possibilidade de instalação de novas empresas e a abertura de postos de trabalho.
Diretoria da Amunpar – O termo de posse da diretoria da Amunpar foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que esteve em Paranavaí na última quinta-feira (17). Na ocasião, oficializou o contrato com a Santa Casa e o Consórcio Intermunicipal de Saúde para o início do funcionamento da nova unidade do hospital. Serão realizadas 312 cirurgias eletivas por mês, atendendo pacientes de toda a região.
Com a assinatura, Ratinho Júnior endossou a nova diretoria da Amunpar: Julio Leite, de Terra Rica (presidente); Stefan Pauka, de São João do Caiuá (primeiro vice-presidente); José Aparecido da Silva – Zé do Peixe, de Marilena (segundo vice-presidente), Eliel Correa, de Diamante do Norte (secretário-técnico); Mauro Lemos, de Amaporã (secretário-administrativo); Álvaro de Freitas Neto – Arapongas, de Porto Rico (conselheiro junto à Associação dos Municípios do Paraná); e Fabiano Travain, de Mirador (presidente do Conselho Fiscal).
Fazem parte da Amunpar: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranapoema, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.