São quase 11 horas da manhã de terça-feira, 1º de março. Mesmo sendo Carnaval, a maioria das lojas está aberta na Rua Getúlio Vargas, Centro de Paranavaí. Aqui e ali, é possível ver portas fechadas, situação mais comum na a Rua Manoel Ribas. Vias próximas também têm estabelecimentos funcionando, mas nem todos.
Ontem, a decisão de abrir ou fechar coube aos empresários, afinal, Carnaval não é feriado oficial e sim ponto facultativo. Independentemente da opção, não há qualquer implicação legal. Em anos anteriores, as lojas de Paranavaí permaneceram fechadas na terça-feira.
Os estabelecimentos comerciais não tiveram expediente na segunda-feira (28), compensação pela jornada de trabalho no dia 19 de dezembro de 2021, um domingo.
Todos os dias e horários de funcionamento e fechamento estão previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, que representa o acordo entre patrões e empregados. Conforme consta no documento, os dois primeiros sábados de cada mês têm expediente das 9h às 17h, caso dos dias 5 e 12 de março.
Agências bancárias – Bancos e cooperativas de crédito também não tiveram atendimento ao público, e os clientes tiveram de recorrer aos caixas eletrônicos ou aos outros canais de acesso às transações, por telefone ou internet. As portas voltam a se abrir ao público nesta quarta-feira (2), a partir das 12h.
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, as contas de água, energia, telefone e outras faturas com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março podem ser pagas sem acréscimo nesta Quarta-Feira de Cinzas. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Serviços públicos – O recesso de Carnaval chegou à maioria dos serviços públicos municipais e estaduais de Paranavaí. Os atendimentos foram interrompidos segunda e terça-feira, sendo retomados nesta quarta-feira. As repartições municipais voltam a funcionar às 13h30. No caso das unidades estaduais, o retorno é às 14h.
A vacinação contra a Covid-19 também foi suspensa em virtude do Carnaval. As aplicações voltarão ao normal a partir de quinta-feira (3). A princípio, serão ministradas primeiras, segundas e terceiras doses, conforme o calendário do Programa Nacional de Imunização e as datas definidas nos cartões vacinais de cada morador.