Os integrantes das equipes técnicas das duas Unidades de Saúde de São Pedro do Paraná estiveram reunidos recentemente com a secretária municipal de Saúde, Priscila Godoy. Na pauta, o planejamento de trabalho para o restante do ano de 2022.
Entre os assuntos discutidos também estava o programa Previne Brasil, que visa um novo modelo de financiamento e altera algumas formas de repasse e transferências aos municípios. Os recursos passam a ser distribuídos com base em três critérios: a capacitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
“A reunião de trabalho teve como objetivo principal traçarmos as metas para que possamos continuar recebendo recursos do Governo Federal através do Previne Brasil, que tem como proposta fortalecer o atendimento da Atenção Primária nos municípios brasileiros”, destacou a secretária municipal da Saúde.
A proposta do Previne Brasil tem como princípio a estruturação do modelo de financiamento, focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipes da Saúde.
O Previne Brasil também equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (ESF) e de Atenção Primária (EAP).