REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Até o dia 13 de setembro, aproximadamente 70% dos alunos da rede municipal de ensino deverão voltar às escolas. O retorno será gradativo, a partir desta quinta-feira (29), com alunos de quartos e quintos anos. A secretária de Educação, Adélia Paixão, explica que cada turma é dividida em dois grupos menores para evitar aglomerações e atender todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Nesta primeira etapa, são 1.200 estudantes.
As escolas municipais adotaram o sistema híbrido: a cada dia, parte dos alunos tem aulas presenciais e o restante acompanha as atividades remotamente, depois, alternam. Crianças incluídas nos grupos de risco e aquelas cujos pais optaram por não levá-las à escola assistem às aulas exclusivamente de maneira online.
De acordo com Adélia Paixão, não houve registros de surtos de Covid-19 nos estabelecimentos de ensino da rede municipal. Significa, na avaliação da secretária, que as medidas de segurança sanitária estão garantindo resultados positivos. Além do distanciamento já mencionado, as crianças utilizam máscara de proteção facial e álcool em gel para higienizar as mãos. Também é feita a aferição da temperatura de cada estudante.
Outro ponto destacado por Adélia Paixão é que todos os professores já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, o que amplia a proteção às manifestações mais graves da doença, caso haja contágio. Mesmo assim, o ideal é que as pessoas que apresentarem sintomas gripais fiquem em casa e cumpram os prazos previstos de isolamento domiciliar. Febre alta, tosse, coriza e dor de cabeça são alguns exemplos citados pela secretária.
Calendário escolar – Conforme o cronograma de volta às aulas estabelecido pela Secretaria de Educação, as próximas turmas a voltarem para as escolas, também no sistema híbrido de ensino, serão as dos terceiros anos, na segunda-feira (2 de agosto). Depois, no dia 16 de agosto, voltarão os estudantes dos segundos anos. No dia 30 do mesmo mês, será a vez das crianças dos primeiros anos. As turmas infantis (4 e 5) retornarão no dia 13 de setembro.
Considerando crianças que retornam para as salas de aula e aquelas que permanecem com as atividades remotas, as 19 escolas de Paranavaí somam aproximadamente 5.600 estudantes.