O Conselho Municipal de Turismo de Paranavaí tem nova formação. A posse foi formalizada na manhã desta sexta-feira (4), na Praça dos Expedicionários, Jardim São Jorge. Conselheiros e representantes de diferentes entidades participaram do ato, marcado pela exaltação do potencial turístico de Paranavaí e do Noroeste do Paraná.
O presidente Carlos Augusto Bezerra da Costa (Guto) destacou que Paranavaí tem um grande desafio, que é estruturar a rede de turismo. É preciso identificar todos os agentes envolvidos no setor – restaurantes, hotéis, empresas de fomento, poder público – e investir na atração de visitantes.
Guto Costa citou algumas vertentes que podem colocar a cidade em evidência: turismo religioso, rural e de negócios. Ele citou o exemplo da Feira Internacional da Mandioca (Fiman), no Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva, que trouxe a Paranavaí turistas de diferentes partes do mundo.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Jairo Venâncio, também falou sobre o viés turístico das belezas naturais de Paranavaí. Nascentes, rios, trilhas ambientais. Lugares desconhecidos e que precisam ser mostrados para toda a comunidade.
De acordo com o vice-prefeito Pedro Baraldi, os novos conselheiros terão uma missão importante pela frente, dar suporte ao poder público na promoção do desenvolvimento. Ele pontuou alguns investimentos da Administração Municipal que resultarão na atração de turistas, como a pavimentação de estradas rurais, a criação de uma vila gastronômica na Praça dos Pioneiros e a estruturação do parque urbano na Vila Operária.
A nova diretoria ficará à frente do Conselho de Turismo por dois anos. É composta por membros da sociedade civil e servidores públicos municipais, tendo papel consultivo. Significa que não pode atuar de forma prática, na execução de projetos, mas aconselhar e orientar os gestores.
Outros detalhes sobre o assunto, na edição impressa do DN deste final de semana.