O pré-candidato a presidente Sergio Moro (Podemos) visita Paranavaí neste sábado (5) para o lançamento do livro “Contra o Sistema de Corrupção”. Será recebido por prefeitos e apoiadores políticos na sede da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), às 10h.
A obra conta a história detalhada da Operação Lava-Jato, partindo do ponto de vista do ex-juiz Sergio Moro, que comandava a iniciativa de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. As investigações tiveram início em 2014 e levaram a organizações criminosas que desviavam recursos da Petrobras e apontaram irregularidades em uma série de contratos com o poder público. Agentes políticos foram condenados pela Justiça.
Com a popularidade em alta, Moro tornou-se ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro em 2019, posto que ocupou até abril de 2020. Na ocasião de sua saída do Governo, afirmou que o atual presidente tentava interferir no comando da Polícia Federal, fazendo indicações político-partidárias.
O discurso anticorrupção de Sergio Moro agradou uma parcela dos brasileiros, o que o motivou a se filiar ao Podemos e apresentar o nome como pré-candidato à Presidência. Entre as figuras públicas do Noroeste do Paraná que declararam apoio ao ex-juiz está o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), antes defensor de Jair Bolsonaro.
Sergio Moro está percorrendo todo o País para fazer a apresentação do livro “Contra o Sistema de Corrupção”, lançado pela editora Primeira Pessoa em dezembro de 2021. Aproveita as viagens para falar sobre política e defender a pré-candidatura à Presidência.
Em recente pesquisa eleitoral, o PoderData apontou que Moro está em terceiro lugar na intenção de votos dos brasileiros, com 9%. Em primeiro lugar aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 40%. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), figura na segunda posição, com 31%. Atrás de Sergio Moro está o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 4%.