(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Realidade virtual aponta para novas situações e desafios
Realidade virtual aponta para novas situações e desafios

EDUCAÇÃO

Realidade virtual pode auxiliar na aprendizagem infantil

A realidade virtual, como o próprio nome indica, consiste em um sistema operacional imersivo que simula em tempo real interações através de dispositivos tecnológicos sensoriais. O conceito de realidade virtual teve origem na década de 70, e hoje ocupa um espaço central quando se trata de investimentos tecnológicos. Cientistas buscam entender como ela pode nos beneficiar, como é o caso do PhD e biólogo Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

PhD em neurociência e mestre em psicanálise, Fabiano de Abreu publicou um estudo com apoio da Universidad Santander do México, onde é professor e cientista sobre como os métodos de realidade virtual podem ajudar nos processos de aprendizagem e memória: “os elementos sensoriais proporcionados pela realidade virtual, como estímulos visuais e auditivos, estão diretamente relacionados com o processo de aprendizagem e memorização. A implementação da realidade virtual pode beneficiar desde a aprendizagem infantil, à formação profissional”, afirma.

O emprego da realidade virtual na formação profissional – e também na plena atuação, já é uma realidade: “para a medicina, a realidade virtual se tornou uma grande aliada no estudo, tratamento e simulação de ocorrências médicas de menor ou maior complexidade. Ela apresenta para médicos, professores e alunos um ambiente rentável e controlado para a formação, treino e troca de informações e experiências entre os usuários em uma maior escala”, destaca o Doutor Fabiano de Abreu em sua pesquisa.

A realidade virtual possui dois fatores que podem beneficiar muito a memória: fidelidade visual e informação sensorial. Fabiano de Abreu afirma que: “a experiência permite a melhor assimilação da realidade e a formação de modelos mentais e construção de conceitos abstratos fundamentais para a aprendizagem”, pontua o neurocientista.

Entretanto, o Doutor Fabiano de Abreu destaca que a realidade virtual não é uma substituta das experiências de aprendizagem reais, mas sim uma ferramenta para ampliar conhecimentos e formar profissionais ainda mais bem preparados: “é necessário compreender que não há uma resposta definitiva quanto a real eficácia desses ambientes virtuais e se eles realmente podem ser um substituto para situações reais, principalmente no processo de aprendizagem”, destaca.

Artigo científico https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/1714

Sobre – Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat – La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados

Compartilhe: