A realidade virtual, como o próprio nome indica, consiste em um sistema operacional imersivo que simula em tempo real interações através de dispositivos tecnológicos sensoriais. O conceito de realidade virtual teve origem na década de 70, e hoje ocupa um espaço central quando se trata de investimentos tecnológicos. Cientistas buscam entender como ela pode nos beneficiar, como é o caso do PhD e biólogo Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
PhD em neurociência e mestre em psicanálise, Fabiano de Abreu publicou um estudo com apoio da Universidad Santander do México, onde é professor e cientista sobre como os métodos de realidade virtual podem ajudar nos processos de aprendizagem e memória: “os elementos sensoriais proporcionados pela realidade virtual, como estímulos visuais e auditivos, estão diretamente relacionados com o processo de aprendizagem e memorização. A implementação da realidade virtual pode beneficiar desde a aprendizagem infantil, à formação profissional”, afirma.
O emprego da realidade virtual na formação profissional – e também na plena atuação, já é uma realidade: “para a medicina, a realidade virtual se tornou uma grande aliada no estudo, tratamento e simulação de ocorrências médicas de menor ou maior complexidade. Ela apresenta para médicos, professores e alunos um ambiente rentável e controlado para a formação, treino e troca de informações e experiências entre os usuários em uma maior escala”, destaca o Doutor Fabiano de Abreu em sua pesquisa.
A realidade virtual possui dois fatores que podem beneficiar muito a memória: fidelidade visual e informação sensorial. Fabiano de Abreu afirma que: “a experiência permite a melhor assimilação da realidade e a formação de modelos mentais e construção de conceitos abstratos fundamentais para a aprendizagem”, pontua o neurocientista.
Entretanto, o Doutor Fabiano de Abreu destaca que a realidade virtual não é uma substituta das experiências de aprendizagem reais, mas sim uma ferramenta para ampliar conhecimentos e formar profissionais ainda mais bem preparados: “é necessário compreender que não há uma resposta definitiva quanto a real eficácia desses ambientes virtuais e se eles realmente podem ser um substituto para situações reais, principalmente no processo de aprendizagem”, destaca.
Artigo científico https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/1714
Sobre – Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat – La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados