REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou a população de Mirador em 2.196 habitantes. Recentemente, o município do Noroeste do Paraná enfrentou um surto de Covid-19, com 17 confirmações em um único dia, chegando à marca 41 casos ativos, quase 2% do total de moradores. A situação levou o prefeito Fabiano Travain a decretar novas medidas para conter o avanço da doença, com validade até segunda-feira (2 de agosto) e possibilidade de prorrogação. De acordo com a 14ª Regional de Saúde, trata-se de uma situação isolada e que, a princípio, não compromete a gradativa redução nos números de diagnósticos positivos e internações hospitalares.
O prefeito explicou que um servidor municipal contraiu o vírus e transmitiu para companheiros de trabalho e familiares, e todos os pacientes positivados foram orientados a cumprir isolamento domiciliar. Duas pessoas tiveram sintomas moderados e outra está internada em um hospital de Maringá. A avaliação é que o avanço da vacinação contra a Covid-19 garantiu proteção contra as manifestações mais severas da doença. Segundo Travai, até agora, a aplicação da primeira dose chegou à faixa dos 25 anos. Na próxima semana, deverá se estender até a população de 18 anos. “Pedimos que todos [incluídos nos grupos prioritários] se vacinem.”
As novas regras incluem toque de recolher das 19h às 5h todos os dias, suspensão de atendimento à população nas repartições públicas, exceto na área da saúde, e proibição de cerimônias religiosas, eventos e aulas presenciais. O texto também suspende projetos, atividades e eventos esportivos de todas as naturezas, além de cursos, oficinas, capacitações, atividades voltadas para a terceira idade, ações culturais e demais serviços correlatos oferecidos à comunidade pela Secretaria de Assistência Social.
Importância da vacina – De acordo com a chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, mesmo pessoas que tenham sido vacinadas podem contrair o vírus e manifestar a doença. O importante da imunização é que fortalece o sistema imunológico e garante que, na maioria dos casos, os sintomas sejam leves. Com menos chances de agravamento no quadro de saúde, reduzem-se a necessidade de internação hospitalar e o risco de morte.
Nesta sexta-feira, os municípios do Noroeste do Paraná deverão retomar a vacinação, paralisada por causa da falta de doses. Em Paranavaí, por exemplo, a maior parte dos imunizantes trazidos na nova remessa será destinada à segunda aplicação. A secretária de Saúde, Andréia Vilar, informou que “um percentual pequeno será para a primeira dose”, mas já permitirá ampliar a faixa etária, chegando a 33 anos.
Na terça-feira (27), o Diário do Noroeste publicou matéria falando dos efeitos da vacinação sobre a pandemia de Covid-19. Com 69% da população de 18 anos de idade ou mais já vacinada, a região teve diminuição no volume de diagnósticos positivos, de internações hospitalares e de mortes. Para se ter uma ideia quanto à ocupação de leitos, no dia 3 de junho eram 43 casos suspeitos ou confirmados aguardando vagas na Santa Casa de Paranavaí. No último domingo (25), não havia espera.