A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (9) o 338º óbito de paciente de Paranavaí com Covid-19. Era um homem de 74 anos, com comorbidades associadas, que estava internado na UPA e entrou em óbito no último domingo, dia 6. A informação é da assessoria de imprensa da Prefeitura.
As outras 337 mortes foram registradas nos seguintes períodos: no ano de 2020 foram duas em abril; quatro em maio; uma em junho; três em julho; três em agosto; três em setembro; duas em outubro; cinco em novembro; e 12 em dezembro; no ano de 2021 foram 12 em janeiro; 25 em fevereiro; 43 em março; 48 em abril; 39 em maio; 51 em junho; 30 em julho; cinco em agosto; 13 em setembro; nove em outubro; três em novembro; e uma em dezembro; e no ano 2022 foram dez mortes em janeiro; 12 em fevereiro; e uma em março.
Recentemente, a chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, explicou ao Diário do Noroeste que a maioria das mortes recentes por complicações da Covid-19 é de pessoas com comorbidades, idosos ou pacientes que não completaram o esquema vacinal – com duas ou três doses.
Mesmo assim, o volume de óbitos provocados pela doença caiu drasticamente à medida que a estratégia de imunização em massa avançou, principalmente a partir do segundo semestre do ano passado.