REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A construção da Vila Gastronômica, na Praça dos Pioneiros, está a um passo do início. O Ministério do Turismo liberou R$ 500 mil, com contrapartida de quase R$ 340 mil da Prefeitura de Paranavaí. Resta agora assinar a ordem de serviço para que a empresa vencedora da licitação comece a execução das obras.
Serão seis quiosques, cada um com 14 metros quadrados, área comum para os clientes se acomodarem e jardim. A exploração do espaço se dará por meio de concessão pública, mediante o cumprimento de uma série de regras, por exemplo, geração de emprego e limpeza e manutenção do ambiente. Os trâmites para a escolha das empresas dependem da conclusão das obras.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, argumentou que a Vila Gastronômica fortalecerá o setor e evitará que os moradores de Paranavaí viagem até outros centros urbanos em busca de opções de lazer e alimentação. Mais do que isso, atrairá visitantes de toda a região. “Com mais pessoas consumindo, a economia gira e a cidade se desenvolve.”
Paralelamente, avançam as conversas para o retorno das barracas de quitutes na Feira da Lua, nas noites de sexta-feira, também na Praça dos Pioneiros. “Vamos reativar a parte gastronômica”, resumiu Rodrigues. Já são mais de três anos desde que os produtores deixaram de atuar no local. Então, eram comercializados pastéis, espetinhos, comidas orientais, doces e bebidas, entre outros pratos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o espaço estará aberto para a volta de antigos feirantes e para novatos. Agora, no entanto, o funcionamento será organizado de acordo com especificações legais, também no formato de concessão pública.
Os trailers que hoje ocupam a Praça dos Pioneiros não poderão mais funcionar no local a não ser que se adequem às exigências. A avalição de Rodrigues é que não podem permanecer estacionados de forma permanente em um espaço público sem que haja contrapartida.
A organização do setor gastronômico como fator de atração de turistas inclui a realização de um concurso, esperado para este ano, com representantes de toda a cidade. A Administração Municipal ainda não definiu a data da competição, mas o projeto já está estruturado, garantiu o secretário.