Em decisão unânime tomada nesta terça-feira (08), durante reunião da categoria, produtoras rurais vão criar a Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Paranavaí. A deliberação aconteceu após a apresentação da fundação e como funciona a Comissão de Mulheres da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e sobre a organização sindical, sua representatividade e sua importância para o desenvolvimento do agronegócio.
O encontro de produtoras, filhas e esposas de produtores e profissionais que atuam no campo, foi promovido pelo próprio Sindicato “em reconhecimento ao valor das mulheres, que são muito mais articuladas e comprometidas em relação aos homens em vários aspectos do agronegócio”, segundo o presidente Ivo Pierin Júnior.
A proposta de criação da Comissão de Mulheres está em consonância com o Programa de Sustentabilidade Sindical da FAEP. A data de 8 de março foi escolhida a dedo. “É o Dia internacional da Mulher. É o dia de homenageá-las e reconhecer sua importância”, acrescentou ele.
Para o encontro estiveram em Paranavaí a coordenadora geral estadual do Conselho de Mulheres, Lisiane Rocha Chzech, que fez a apresentação da instituição, e também coordenadora estadual Simone Carvalho de Paula, que representa o Noroeste, e o consultor da FAEP, Claudinei Alves.
Cerca de 50 mulheres, desde jovens até as mais experientes e que atuam em atividades diferentes da agricultura (laranja, pecuária de leite e de corte, mandioca, avicultura, amendoim, entre outros) participaram da mobilização. Simone de Paula lembrou que o Conselho visa colocar as mulheres ao lado do marido, dos filhos e dos irmãos. “Não queremos ficar nem abaixo e nem acima, mas ao lado”, garantiu.
Lisiane Rocha apresentou os objetivos do Conselho e a importância de realizar um planejamento estratégico de ação. Enfatizou que os treinamentos e a formação pessoal estão entre as prioridades. “Precisamos inclusive aprender a nos relacionar melhor dentro e fora da porteira”, disse ela, que sugeriu alguns treinamentos para o futuro Conselho.
Preconceito – A presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap Mulher), Águida Sandri Machado, a advogada Célia Zanatta, primeira mulher a assumir a presidência da Subseção da OAB de Paranavaí, e a primeira juíza nacional e internacional do cavalo Quarto de Milha, Helô Penteado (atualmente radicada na França, mas ex-moradora de Paranavaí) participaram do evento e deram depoimentos de que “lugar de mulher é onde ela quiser”.
Falaram dos preconceitos que enfrentaram ao longo do tempo, mas que hoje estão superados. “O primeiro preconceito que enfrentei foi dentro da minha casa. Queria ir para a fazenda cuidar de boi e de cavalo, e meu pai queria que eu ficasse com minha mãe, porque ‘fazenda não é lugar de mulher’”, contou Helô Penteado.
Agora as mulheres vão marcar uma nova reunião para se organizar, eleger uma coordenação e definir a atuação do Conselho para este ano. “Foi uma grande vitória. Não tenho dúvidas de que o Sindicato ficará ainda mais forte com a força deste Conselho”, comemorou Pierin.